Adversário
Timãozinho prevê jogo estudado
Invicto na competição e vice-líder do campeonato, o técnico do Corinthians-PR, Lio Evaristo, sabe que do lado contrário os "espiões" estão atentos. "Eles conhecem o nosso time, o Leandro Niehus (ex-treinador do J. Malucelli e atual auxiliar do Antônio Lopes) viu todos os nossos jogos. Mas nós também assistimos as partidas deles e estamos preparados", garantiu o técnico, que aposta em um confronto muito estudado dos dois lados.
Para o jogo com o Atlético, o treinador tem uma preocupação a menos: empolgar o time. "O técnico não tem muito o que fazer para motivar a equipe. Esta é uma partida que os atletas gostam de jogar", relatou.
Para o comandante do Timãozinho, um jogo como este pode alavancar a presença de público do campeonato. "O nosso futebol está precisando de bons jogos como este para atrair o torcedor", afirmou Evaristo, que mantém o mesmo time que venceu o Nacional na última rodada.
O torcedor que espera ver o Atlético ideal em campo hoje, às 19h30, frente ao vice-líder Corinthians-PR, não tem garantia de espetáculo na Arena da Baixada. O elenco promete apenas comprometimento e garra.
Mas o técnico Antônio Lopes faz um alerta sobre o período de adaptação que o grupo ainda enfrenta e pede paciência aos fãs, em carta divulgada ontem, no site oficial, enaltecendo que é preciso "sacrificar neste momento".
Acostumado a boas atuações no início dos estaduais, o torcedor atleticano não sabia o que era uma campanha tão pífia nas primeiras rodadas desde 1987, quando também teve apenas uma vitória em quatro jogos.
Temporada em que começou mal e também não terminou como o esperado. O Atlético foi vice-campeão. O título ficou com o então Pinheiros, que dois anos mais tarde se fundiu com o Colorado fundando o Paraná.
E Lopes, que destaca uma evolução na parte física, aponta um período mais longo de espera para que, taticamente, o elenco chegue ao ápice. "Fizemos a programação antes de começar o campeonato e sabíamos que não iria (bem) de início, que corríamos o risco de perder pontos. Os resultados vão começar a aparecer entre fevereiro e março", afirmou ele.
Já prevendo esse rendimento baixo nas rodadas iniciais, o Delegado e a comissão técnica também estão trabalhando a parte psicológica dos atletas para não se abaterem com os resultados ruins na fase de adaptação.
Para Lopes, mesmo com o Atlético tendo apenas 41% de aproveitamento dois empates, uma derrota e uma vitória estes resultados eram esperados. Apenas a derrota para o Operário (2 a 1) é considerada tropeço pelo treinador.
"Este é um jogo que não era para ter perdido. Os empates fora de casa eram previsíveis. Mas em casa não podemos perder pontos", reforçou o comandante.
E a justificativa para um princípio de temporada está na reformulação do elenco. Na lista de oito ausências em relação a 2009, o comandante rubro-negro inclui Alex Sandro, que voltou na última rodada, e Paulo Baier, que ainda está no departamento médico; bem como Valencia que se apresentou depois do restante do grupo. Os outros jogadores "perdidos" são: Nei, Galatto, Rafael Miranda, Wesley e Marcinho.
"Fizemos uma base ano passado e foi desmanchada. Perdemos oito jogadores. Não será em 15 dias de treinamento que isso vai mudar assim", justificou o treinador.
Mudança
E pela quinta vez, em cinco jogos Antônio Lopes escala um time diferente. Em relação à última rodada, o Atlético terá apenas uma mudança. Chico sai para dar lugar a Gerônimo. Assim, o Rubro-Negro volta ao 4-4-2 tradicional, com um lateral de ofício fazendo a função.
* * * * *
Ao vivo
Atlético x Corinthians-PR, às 19h30, no PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
* * * * *
Veja a ficha técnica do jogo Atlético X Corinthians-PR
Em Curitiba
Atlético
Neto; Gerônimo, Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo; Valencia, Alex Sandro, Alan Bahia e Netinho; Bruno Mineiro e Marcelo.
Técnico: Antônio Lopes
Corinthians-PR
Colombo; Araújo, Leandro, Elton e Rodrigo Crasso; Ronaldo, Leonardo, Willian e Cicero; Oliveira e Marcelo Lipatin.
Técnico: Lio Evaristo
Estádio: Arena da Baixada. Horário: 19h30. Árbitro: Evandro Rogério Roman. Auxs.: Adair Carlos Mondini e Adair Carlos Mondini.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia