A Nascar é uma das principais entidades de competição de stock cars. E dela surgem idéias muitas vezes adotadas por outras categorias semelhantes pelo mundo. Uma delas é a stock car brasileira, que hoje possui regras parecidas. A principal semelhança é o sistema de playoffs que decide o título.
O esquema, que começou em 2004 nos Estados Unidos, classifica os 12 melhores pilotos das 26 primeiras corridas do campeonato para disputar o título nas dez corridas restantes. No Brasil, os playoffs foram implementados em 2006. Os dez melhores pilotos nas oito primeiras provas do calendário disputam o título nas últimas quatro corridas.
Na Nascar, a maioria absoluta das corridas é disputada em circuitos ovais, e os carros são desenvolvidos para esse tipo de pista. No Brasil, todos os circuitos são mistos. Isso causa a principal diferença na velocidade dos carros, além da potência do motor e particularidades aerodinâmicas. Ambos usam motores V8. Os stocks brasileiros possuem 450 cavalos em 6 mil RPM. Os carros da Nascar alcançam 850 cavalos em 9 mil RPM.
Por causa das altas velocidades nos circuitos ovais, as provas da Nascar são interrompidas em caso de chuva. Caso uma corrida seja cancelada, vence o piloto que estava em primeiro no momento da interrupção. Na Stock Car Brasil, existe o uso de pneus especiais e a corrida pode acontecer normalmente se estiver chovendo. (MD)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião