Chocolate para japonês ver. O Barcelona garantiu vaga na final do Mundial de Clubes da Fifa contra o Internacional ao golear o América do México por 4 a 0, nesta quinta-feira (14), no Estádio de Yokohama, no Japão, provando que o rótulo de favorito ao título não está vivo apenas fora das quatro linhas.
Com ótima atuação de Ronaldinho Gaúcho, que arrancava gritos da torcida japonesa cada vez que pegava na bola, e de Deco, o time catalão só levou um susto no começo do jogo. Aos 5 minutos, o brasileiro Fabiano deixou Cláudio López na cara do gol, mas o argentino desperdiçou a oportunidade diante do goleiro Valdez.
Na seqüência, o Barcelona respondeu à altura. Após ótimo passe de Deco, Ronaldinho bateu de chapa e, por pouco, não abriu o placar. Três minutos depois, uma jogada linda do time espanhol terminou com bola na rede. Em triangulação belíssima, Ronaldinho tocou de calcanhar para Iniesta, que deixou Gudjohnsen na cara do gol. O islandês chutou cruzado, de primeira, sem chance para o goleiro mexicano.
Atordoado com o gol, o América se limitou a ficar vendo o inspirado Barcelona que, em alguns momentos, parecia estar treinando, e não disputando uma semifinal de Mundial. E não demorou muito para a equipe catalã ampliar. Aos 29, Deco cobrou escanteio e o zagueiro mexicano Rafa Márquez, sozinho no meio da área, só teve o trabalho de desviar de cabeça.
No segundo tempo, o Barça seguiu trabalhando a bola, deixando os mexicanos na roda de bobo. Aos 20, o "treino" virou goleada. Após Ochoa defender chute cruzado de Giuly, Ronaldinho pegou o rebote e, com calma, colocou, de chapa: bola no ângulo, 3 a 0 para o time catalão. Na comemoração, o craque dentuço sambou para a torcida japonesa que, de pé, aplaudiu o brasileiro.
Aos 40, para coroar o show do Barcelona, Ronaldinho rolou para Deco que, com uma bomba de fora da área, acertou o ângulo de Ochoa. O Inter que se cuide na decisão do Mundial.
AMÉRICA 0 X 4 BARCELONAÁrbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)Gols: Gudjohnsen, aos 10, e Rafa Márquez, aos 29 minutos do primeiro tempo; Ronaldinho, aos 20, e Deco, aos 40 minutos do segundo tempoCartão amarelo: Fabiano (América)
AMÉRICAOchoa, José Antonio Castro, Duilio Davino, Ricardo Rojas, Oscar Rojas; Germán Villa, Argüello, Fabiano (Mendoza) e Cuevas; Cabañas (Blanco) e Claudio López (Vuozo). Técnico: Luis Fernando Tena
BARCELONAVíctor Valdés, Zambrotta, Rafa Márquez, Puyol e Van Bronckhorst; Motta (Xavi), Iniesta e Deco; Giuly (Belletti), Gudjohnsen (Ezquerro) e Ronaldinho Gaúcho. Técnico: Frank Rijkaard
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou