O palco em que Pelé se consagrou serviu para Ronaldo anotar mais um capítulo em sua brilhante carreira. O astro anotou dois belos gols, ontem, na Vila Belmiro. Ao lado do goleiro Felipe, foi fundamental na vitória do Corinthians sobre o Santos por 3 a 1. O título do Campeonato Paulista está bem próximo domingo que vem, no Pacaembu, pode levantar a taça mesmo com uma derrota por até dois gols de diferença, por ter feito melhor campanha na fase de classificação.
"Ser rei na casa dele (de Pelé), mesmo que por um dia, é ótimo", disse o eufórico Ronaldo. "É um sonho pensar que o Rei fez tantos gols aqui."
No duelo de gerações, a experiência de Ronaldo sobressaiu à juventude da sensação Neymar. Enquanto o garoto, bem marcado, perdeu gols e não conseguiu ser objetivo, o Fenômeno também sempre com alguém grudado no seu cangote mostrou habilidade e agilidade para, novamente, deixar sua marca, duas vezes. Já havia balançado as redes na semifinal contra o São Paulo, na semana passada.
Assim como nos dos últimos dois jogos do torneio, o Santos tentou impor seu ritmo, mas falhou nas finalizações. Quando a zaga corintiana deu bobeira, Felipe mostrou segurança.
Ronaldo, por sua vez, passou muito tempo quietinho, parado, procurando uma melhor colocação em campo. Finge de morto, parece cansado. Mas é só receber a bola que a torcida no estádio se levanta e sabe que o lance será de perigo. Na bola rebatida para frente por Chicão, ela caiu justamente no pé do Fenômeno. Domínio perfeito, toque na saída de Fábio Costa, aos 25 minutos.
Na outra bola que chegou ao seus pés, Ronaldo deu um drible desconcertante em Triguinho e, com Fábio Costa adiantado, deu um toque por cima do goleiro, garantindo a festa da Fiel na Vila Belmiro.
O Santos, que sofreu uma vexatória desclassificação na Copa do Brasil na última quarta-feira com a derrota para o CSA em casa, tentava salvar o semestre com o título paulista. Com um futebol parecido com o que perdeu para os alagoanos, fracassou novamente e viu Ronaldo sair consagrado do palco que é seu. Que já foi de Pelé. E que neste domingo teve um novo dono.