Com clima quente e acalorado debate ao longo de mais de duas horas, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu a fórmula do Campeonato Paranaense de 2018, na manhã desta terça-feira (17), em arbitral conduzido pelo presidente da FPF, Hélio Cury, no hotel Lancaster, no centro de Curitiba.
Não houve consenso. E mesmo após o anúncio da entidade, ainda havia clubes divergindo sobre a fórmula. A competição começa em 21 de janeiro e a tabela deve ser divulgada no próximo mês.
Paranaense 2018: poderia ser bem pior. Mas não se anime! https://t.co/G5kuGwTy3u pic.twitter.com/HfPNJWbmeu
— Esportiva (@gpesportiva) October 17, 2017
A disputa será similar à do Campeonato Carioca. Os 12 participantes serão divididos em dois grupos de seis. Em uma das taças, os integrantes do grupo A enfrentarão os do grupo B. Os dois melhores de cada chave farão uma semifinal e uma final, ambas em jogo único, para definir o campeão da primeira taça.
Na outra taça, os integrantes de cada grupo jogarão entre si. Ou seja, grupo A contra grupo A e grupo B contra grupo B. Novamente, os dois melhores de cada chave avançam para nova semifinal e final, ambas em jogo único, para definir a segunda taça.
Na sequência, os campeões de cada taça se enfrentaram em uma finalíssima, com jogos de ida e volta, para definir o campeão paranaense. Caso um mesmo clube vença as duas primeiras taças, será campeão direto, sem necessidade de final.
Votado pelos clubes, ficou estipulado o limite de 30 atletas inscritos por equipe, podendo substituir 5 atletas até o início da Taça II, ou segunda disputa.
Mais informações em breve
1) Divisão dos grupos
>> Grupo 1
Coritiba
Cianorte
Paraná
Cascavel
Foz
Maringá
>> Grupo 2
Atlético
Londrina
Prudentópolis
Rio Branco
Toledo
União (Francisco Beltrão)
A divisão dos grupos teve como base a colocação do Paranaense de 2017. Ou seja, grupo A formado pelo 1, 3, 5, 7, 9 e 11 da edição passada; Grupo B com o 2, 4, 6, 8, 10 e 12, além dos clubes que subiram.
Taça A: rodadas (grupo A x grupo B), classificando os dois primeiros de cada grupo e jogando semifinal o primeiro do A contra o segundo do B e vice-versa em jogo único na casa dos primeiros. Final na casa da melhor campanha na fase de grupos.
Taça B: rodadas (grupo A x grupo A e grupo B x grupo B), classificando os dois primeiros de cada grupo e jogando semifinal o primeiro do A contra o segundo do A e primeiro do B contra o segundo do B em jogo único na casa dos primeiros. Final na casa da melhor campanha na fase de grupos.
Super final em 2 jogos se os campeões de A e B não forem os mesmos. Com o mando pela campanha das fases de grupos.
Deixe sua opinião