Dos males o menor. Apesar de ter feito um bom primeiro tempo, marcando um gol e acertando a trave do Ceará, o Coritiba conseguiu apenas um empate por 2 a 2 com o clube alvinegro no estádio Castelão. Com gols de Gustavo e Chumbinho para o Coritiba Ciel e Zé Augusto marcaram para o Ceará - o alviverde paranaense teve que correr muito para segurar o placar com um jogador a menos desde o início da 2.ª etapa.
Com o resultado o Coritiba manteve-se entre os primeiros da tabela com 13 pontos na 3.ª colocação, enquanto o Ceará é o 10.º com 11 pontos. No próximo jogo o Coxa vai até Minas Gerais para enfrentar o Ipatinga.
O jogo
Nos primeiros minutos as duas equipes fizeram um jogo morno, sem muita objetividade. A primeira chance do Coritiba aconteceu aos cinco minutos, quando Henrique Dias escorou e Ivo chutou para fora. O Ceará replicou aos 15 quando Zé Augusto roubou a bola e chutou de frente para o gol. Edson Bastos faz firme defesa.
A tréplica do Coritiba veio em grande estilo. O volante Careca carregou a bola pelo meio, ergueu a cabeça e enxergou o atacante Gustavo entrando pelo meio. O lançamento foi perfeito, o centroavante dominou e tocou na saída do goleiro Adilson para inaugurar o placar no Castelão aos 15 minutos na primeira etapa.
O jogo do Coritiba correu mais pelo lado direito. Com o meia Dinei tentando se adaptar pela esquerda, as jogadas se desenvolviam com Ivo e Caíco com o apoio de Careca pelo outro lado. O Ceará tentava pontadas em contra-ataque e encontrava um adversário bem armado, mas que acabou ficando vulnerável aos 36 minutos. Zé Augusto trabalha a bola e passa para Ciel, que emenda um chute forte e de primeira para o gol de Edson Bastos. Antes de entrar nas redes a bola bateu caprichosamente no travessão.
Antes do apito que determinou o fim do primeiro tempo, o Coritiba teve tempo de acertar o travessão do Ceará numa cabeçada de Gustavo, um dos melhores em campo. O jogador ficou satisfeito com o jogo, mas também reclamou. "Tive a felicidade de fazer o gol e nós começamos bem. Abrindo espaços e segurando a bola. Mas tomamos o gol e recuamos demais. Precisamos arrumar isso".
O capitão do Coxa, Anderson Lima, reclamou da arbitragem. "Se ele apita pra lá, também tem que apitar aqui. Não sei o que acontece. Os assistentes têm que ajudar, senão não sei porque tem bandeira. Ele falou que eu só tô reclamando, mas se estivesse apitando certo eu não reclamaria".
Segundo tempo e mais dois gols
Para a segunda etapa os dois treinadores apresentaram times modificados. O técnico René Simões promoveu a entrada do meia Chumbinho no lugar de Caíco, enquanto Marcelo Vilar colocou Barbieri e Arlindo Maracanã nas vagas de Niel e Isaac.
O Coritiba voltou com boa determinação no segundo tempo e passou a pressionar o Ceará logo no início. Antes do primeiro minuto Chumbinho arriscou de longe e bateu com perigo, obrigando o goleiro a fazer grande defesa. Logo depois, aos 5 minutos, novamente Chumbinho chutou para nova intervenção de Adilson.
2 a 1
Aos 7 minutos o árbitro Antonio Rodrigues de Souza foi rigoroso demais e acabou mostrando cartão amarelo para o jogador Dinei. Como era o segundo, o ala do Coxa levou o cartão vermelho e foi expulso da partida. A partir dali o Coritiba teve de se fechar e reorganizar as jogadas com um jogador a menos. A pressão do Ceará cresceu e aos 22 minutos Edmilson escorou para o meio um cruzamento da direita para Zé Augusto estufar as redes.
2 a 2
O alviverde paranaense foi melhorando aos poucos e ganhando mais espaço no gramado. Com o bom futebol de Chumbinho e depois das entradas de Diogo e Keirrison o time teve um acréscimo em agilidade. Aos 27 o Coxa teve uma falta a seu favor pelo lado esquerdo ofensivo. Na cobrança de Anderson Lima, o goleiro Adilson deu rebote e Chumbinho surgiu para tocar nas redes do Ceará.
O Coritiba bem que tentou marcar o terceiro, mas os jogadores estavam visivelmente desgastados em campo. Com um jogador a menos, restou ao alviverde segurar o empate e garantir um ponto na tabela.
Confira a ficha técnica e os lances de Ceará x Coritiba
Veja como ficaram os times na classificação da Série B
Acompanhe os resultados da rodada e os próximos jogos de Coritiba e Ceará
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura