• Carregando...
Agressividade e ousadia não devem faltar a Augusto Farfus em Okayama | Divulgação / BMW
Agressividade e ousadia não devem faltar a Augusto Farfus em Okayama| Foto: Divulgação / BMW
  • Curitibano está 18 pontos atrás do líder do WTCC, Gabriele Tarquini

Duas vitórias em duas baterias rendem 20 pontos no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). O que o curitibano Augusto Farfus Júnior tem de déficit em relação ao líder da temporada, o italiano Gabriele Tarquini, é quase isso: 18. Restando apenas mais quatro baterias até o fim da temporada, o piloto da BMW vai para o tudo ou nada em Okayama, no Japão, sede da penúltima etapa do ano, neste fim de semana.

No ano passado Farfus e a BMW andaram bem no circuito japonês, com direito a pole position. Mas os resultados não vieram como o esperado. "Tivemos um clima super instável, o que não nos ajudou", relembrou Farfus, em entrevista à Gazeta do Povo. O piloto espera que neste ano a pista esteja seca nas duas provas do domingo e ele possa somar o máximo de pontos. Ele descarta dar a famosa "secada" nos rivais da Seat, embora resultados ruins da montadora espanhola sejam bem-vindos no campeonato de Pilotos e de Construtores.

"Acho que com o clima seco o trabalho de todos será facilitado e nós poderemos brigar de igual para igual. Não é preciso ‘secar’ ninguém, tenho que fazer um bom trabalho, independente do resultado do fim de semana. É importante ter a consciência de termos feito o nosso máximo", analisou Farfus. Se conseguir diminuir a margem para os líderes, o curitibano vai a Macau, na última etapa, novamente com chances de título. Caso contrário, o olhar já parte para 2010. Neste quesito nada está definido.

O contrato de Farfus com a BMW termina no fim deste ano e as conversações para uma renovação já estão em andamento. Todavia, a reestruturação do time alemão ainda não foi anunciada, mas já teve como baixa a saída da Fórmula 1. Dependendo do que apontar o balanço financeiro, a equipe pode deixar outras categorias (incluindo o WTCC) ou ainda abrir espaço para novas participações, como no DTM, o campeonato de turismo alemão.

"O meu futuro não depende dos meus resultados. Diria que existem opções de correr em outras categorias, mas basicamente a minha ideia é seguir na BMW. Se eu fosse para os Estados Unidos talvez existiria a possibilidade de correr com fórmulas novamente", disse Farfus, deixando claro que as possibilidades estão em aberto. Até mesmo migrar para a American Le Mans Series (ALMS) não está descartado.

Sem perder a concentração, o curitibano espera que os fãs brasileiro de velocidade torçam para um bom fim de semana no Japão. "Estamos 100% focados e o nosso objetivo é continuar na briga pelo título e recuperar os pontos perdidos em Ímola. Fiquem na torcida ai no Brasil", finalizou. Além de Farfus, outro piloto brasileiro irá correr em Okayama. Convidado pela Seat, João Paulo de Oliveira estará correndo nesta etapa.

Os treinos classificatórios começam às 5h de sábado (horário de Brasília), enquanto as largadas acontecem às 2h55 (primeira bateria) e às 5h05 (segunda bateria) de domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]