Reclamação
Chatice em 48 voltas
Agência Estado
No mesmo dia em que Ecclestone defendeu as novas regras, Mark Webber engrossou as críticas dos pilotos ao atual panorama da categoria. O australiano da Red Bull disse que se sentiu incapaz de tentar ultrapassagens durante o GP do Bahrein. "Foi muito chato. Passei 48 voltas olhando a troca de marchas de Schumacher e depois de Button e não havia nada que eu pudesse fazer para passá-los. Tentei de tudo, linhas diferentes, pressão, tudo. Mas ambos são bons pilotos e nenhum deles cometeu um erro", disse Webber, em entrevista ao jornal australiano Daily Telegraph.
O australiano disse temer por uma temporada entediante na Fórmula 1. "Fiquei muito chocado com o quão difícil foi ultrapassar e isso não será nada bom para qualquer uma das corridas de uma parada do calendário, quando todo mundo vai estar seguindo praticamente a mesma estratégia. Nós podemos apenas esperar que outros circuitos tragam mais ultrapassagem do que o Sakhir", finalizou Webber, oitavo colocado no Bahrein.
Mesmo com a monotonia do GP do Bahrein, o primeiro da temporada do Mundial de F-1, realizado no último domingo, a categoria não deverá sofrer mudanças até a terceira corrida da temporada, o GP da Malásia, marcado para o dia 4 de abril, de acordo com Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F-1.
"Precisamos esperar três ou quatro corridas, há muitas coisas novas... Costumávamos fazer muitos testes. Antes de começarmos a pensar em mudanças, deveríamos dar uma séria olhada nos regulamentos técnicos. Vamos ter uma conversa na Malásia [local do terceiro GP], com certeza", declarou o dirigente.
No entanto, as escuderias já começaram a se mexer para propor mudanças. Por soluções, dirigentes da Fota, a associação dos times de F-1, irão se reunir amanhã. O objetivo é ter corridas com mais alternativas, ao contrário do que ocorreu no GP do Bahrein.
Com o novo regulamento, que não permite o reabastecimento durante as provas, os carros largam com todo o combustível que consumirão. A variação de estratégias entre as equipes, que até 2009 podiam optar por colocar menos gasolina e tentar largar mais à frente, ficou restrita só ao momento de parar para trocar os pneus.
Aí vem outro problema. No Bahrein, como os pneus não sofreram muito desgaste, só dois dos 24 pilotos fizeram duas paradas. Os demais só usaram o pit obrigatório, já que os dois tipos de compostos obrigatoriamente têm de ser usados a cada GP.
"Acho que é preciso ter um tipo de pneu supermacio com o qual seja impossível você fazer 20 voltas numa corrida", sugeriu Martin Whitmarsh, chefe da McLaren.
Outra ideia que deve ser discutida é a de implementar dois pit stops obrigatórios, o que faria com que os times jogassem mais com as táticas. "O problema é que, com o atual formato de prova, corremos o risco de termos só um pit em todos os GPs", disse Christian Horner, chefe da Red Bull.
Outra proposta que deve ser levada à reunião da Fota é eliminar os pit stops e forçar os pilotos a largar com os compostos utilizados na classificação. A próxima prova da categoria será no dia 28 de março, em Melbourne, na Austrália.