Na era das postagens virtuais, nunca se vendeu tanta cartolina. Uma mais criativa do que a outra dá voz às insatisfações dos manifestantes da "geração Cola-Cola turbinada com Mentos" um dos bordões criados nessa onipresente onda de protestos no país, que acabou dividindo o noticiário durante a cobertura da Copa das Confederações.
Mas e quando se joga um Mentos na Coca-Cola da polícia sob imensa tensão? É igual mesmo ao vídeo que bombou na internet, com o drops fazendo o refrigerante praticamente explodir. Ontem, eu estava havia dois minutos ao lado do bloqueio entre o Batalhão de Choque da PM baiana e um grupo de manifestantes, até uma dúzia de garotos apenas garotos , então silenciosos, resolver cantar mais alto e saltitar na frente do paredão fardado na Avenida Oceânica, uma das mais famosas de Salvador.
Pronto, explodiu. E a cena horrível de gritos, correria, choro, tiros, bombas, aos poucos desaparecia no meio da fumaça e diante dos olhos que não enxergaram mais nada por causa do gás lacrimogênio. Não havia ninguém com o rosto coberto, nenhuma baderna, nenhuma pedra arremessada, crianças assistiam ao bloqueio ao lado dos pais com a camisa do Brasil. Às vezes os vândalos estão do outro lado. Como saber? O risco é enorme para se descobrir essa resposta.