A partir de hoje, o Autódromo Internacional de Curitiba terá três dias de rara programação automobilística. Nada menos do que três categorias farão a abertura da temporada em conjunto no circuito de Pinhais.
A Mini Challenge, a WTCC (máquinas de turismo) e a Stock Car em uma espécie de combo da velocidade vão levar juntas para a pista 72 pilotos, cerca de 5 mil funcionários das equipes e um público estimado pela organização de 27 mil pessoas. Serão mais de duas horas de corridas, sem contar os treinos livres e classificatórios.
O piloto brasileiro Cacá Bueno será o único a correr em duas provas distintas. Tricampeão na Stock Car, ele vai disputar como convidado a corrida de Curitiba também na WTCC, em que será o único brasileiro.
"A forma de pilotar das duas é bem diferente. O carro da Stock Car é um modelo mais americano, com tração mais traseira. O da WTCC tem mais tecnologia embarcada e segue um modelo europeu, de tração mais dianteira", explica.
"O carro da WTCC tem o mesmo chassi de um modelo de rua, mas só que foi arrumado para competição. Os modelos de Stock Car são totalmente preparados para corrida", compara o piloto paranaense de Stock Car, Júlio Campos. Já a prova da Mini Challenge é composta por veículos do modelo Mini Cooper.
Cacá comenta que por ser a prova de estreia, os desempenhos não devem servir como base para o restante do ano, porque a temporada é muito longa. Entre os pilotos da WTCC esta visão é diferente.
"A corrida de Curitiba será como um termômetro", afirma o piloto português Tiago Monteiro, que já passou pela Fórmula 1. "Todo mundo testou nos últimos meses e agora veremos as condições de cada carro", analisa o francês Yvan Muller, atual campeão mundial da categoria.
A programação do fim de semana no autódromo começa às 7h de hoje e vai até as 15 h de domingo. Com 30 pilotos na disputa, a Copa Caixa Stock Car é a categoria mais importante do automobilismo nacional e tem a largada da corrida marcada para as 11h de domingo. No mesmo dia a WTCC vai reunir 22 carros em duas baterias com a bandeira verde às 13h e às 14h15, também no domingo. A Mini Challenge terá a primeira bateria no sábado, às 10h45, e a segunda no domingo, às 9h45. Cadam corrida vai reunir 20 carros.
Serviço:
Os ingressos para o evento variam de R$ 30 a R$ 250 e podem ser adquiridos no site www.t4f.com.br, pelo telefone (11) 4003-5588 e em pontos de venda conveniados. Informações pelo site www.stockcar.com.br.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião