O treinamento coletivo realizado pelo Paraná Clube nesta quarta-feira (21) serviu para que o técnico Paulo Comelli definisse qual será o time titular do tricolor que vai a campo no próximo sábado, às 16h contra o J.Malucelli, na estréia das duas equipes no Campeonato Paranaense. A única dúvida que força o comandante paranista a não "cravar" os 11 titulares é a incerteza de contar com o recém contrato Lenílson.
A documentação do meia ainda não foi regularizada e sua presença no gramado do Eco-Estádio Janguitto Malucelli só será definida se o departamento jurídico do clube der um "ok". "Tenho certeza que pela competência jurídica do Paraná em relação a esse caso, podemos ficar tranqüilos. Estamos correndo atrás para que ele participe do jogo normalmente", afirmou Comelli, em entrevista coletiva.
Se não tiver condições de jogo, Lenílson abre espaço para a entrada do volante Agenor. Assim, o time muda sua configuração em campo e o meia Kléber, que treinou um pouco mais recuado, ganha liberdade para atuar no setor criativo.
Além dos inúmeros reforços (apenas o meia Kléber e o lateral Murilo são do time remanescente de 2008), o time terá que driblar um problema comum a todos os times neste início de campeonato: a falta de contato com a bola. "É uma equipe que trabalhou pouco com a bola. Tivemos dois coletivos e um jogo treino. É normal se soltar durante a competição".
Sobre o time todo novo, Comelli acredita que as mudanças eram necessárias, mas que o time está bem unido e tem potencial. "Sofremos uma reformulação drástica ano passado e uma nova mudança agora. Com o transcorrer dos jogos teremos mais entrosamento e conjunto. O Paraná é um time grande, que mesmo sem muitos investimentos, montou um time forte. Confio nessa equipe, que tem potencial e qualidade. Bem trabalhada, vai brigar pelo título, que é nosso objetivo".
A provável escalação do tricolor para a estréia contra o J.Malucelli terá Nei, Murilo, João Paulo, Jonatas e Edu Silva; Hernani, Lenílson (Willians), Kléber e Gedeon; Abuda e Wellington Silva.
Aula de arbitragem
Nesta quarta-feira jogadores de todo o elenco do Paraná assistiram a uma palestra ministrada pelo árbitro paranaense Evandro Rogério Roman, que integra o quadro da Fifa. Foram dadas dicas e conselhos aos jogadores para evitar atritos com as arbitragens durante o estadual.
"Esta palestra foi muito importante para o grupo, principalmente para os jogadores mais novos", destacou o volante paranista Hernani. Para Roman, considerado um dos melhores árbitros do futebol brasileiro, o time paranista está mais informado sobre as regras e situações de jogo. "Tenho certeza que eles assimilaram bem o que foi passado, e isso será muito importante para a equipe".
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF