As candidatas
Estão na disputa por uma indicação da CBF as seguintes cidades: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Representantes da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e do governo do Paraná se reuniram no início desta semana para discutir a formação de um comitê executivo para cuidar da possível indicação de Curitiba como sub-sede da Copa do Mundo de futebol de 2014. "As cidades ainda não foram indicadas e faremos de tudo para que nossa capital seja uma delas. Ainda estamos na paquera com a CBF e, assim como toda conquista, se exige cuidado, dedicação e paciência", disse o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, por telefone, à Gazeta do Povo Online.
A primeira reunião contou com a presença do vice-governador, do presidente da FPF, Hélio Cury, do secretário do Turismo, Celso Caron, e do secretário chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. O comitê deverá ser formado ainda por representantes da Prefeitura de Curitiba e da Associação Comercial o Paraná. "Esse grupo funcionará para estreitarmos ainda mais relações com a CBF. Vamos iniciar um grande movimento para que todos os setores encampem a idéia e nos ajudem a trazer a Copa para cá", explicou Hélio Cury.
Como o caderno de encargos (documento em que Fifa exige uma série de garantias dos governos estaduais e municipais para a realização do Mundial, como capacidade hoteleira, infra-estrutura de transportes, entre outras) já foi entregue, o trabalho agora é político e de bastidores. O anúncio oficial de quais serão as 12 cidades escolhidas para receber a Copa (entre as 18 candidatas), será em março de 2009. O estádio de Curitiba pré-credenciado a receber os jogos é a Arena da Baixada, do Atlético Paranaense.
O vice-governador do Paraná acredita que o trabalho ficará ainda mais intenso depois do período eleitoral, que termina em outubro. "Até lá esperamos a vinda do presidente da CBF (Ricardo Teixeira), que nos prometeu uma visita, para conversarmos mais sobre o assunto. De qualquer forma, antes disso, nós iremos mais uma vez ao Rio de Janeiro para manter o assunto na pauta da entidade", comentou Pessuti.
Nova reunião e apoio da população
Um novo encontro entre governo, FPF, prefeitura e os demais envolvidos, será realizado na próxima segunda-feira (1º). "Nessa reunião de segunda-feira já poderemos indicar as pessoas responsáveis por cada um dos setores e poderes envolvidos. Feito isso, o comitê começará seus trabalhos", afirmou o Helio Cury.
Para ele, o Estado do Paraná e a cidade de Curitiba ganharão mais prestígio junto à CBF se a população também participar. "Essa será uma das primeiras medidas do comitê. Precisamos de uma mobilização das pessoas ligadas ao esporte, dos empresários e também dos torcedores. Temos que nos mexer."
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Veja onde estão os pontos considerados mais críticos nas rodovias brasileiras
Deixe sua opinião