O Comitê Olímpico Europeu (EOC, na sigla em inlgês) aprovou neste sábado a criação da competição poliesportiva Jogos Europeus, que terá início em Baku, no Azerbaijão, em 2015.
O EOC realizou um pleito com voto secreto em sua 41.a Assembleia Geral em Roma, com 38 votos a favor, 8 contra e três abstenções.
O evento, que ocorrerá a cada quatro anos, vai incluir 15 esportes Olímpicos e dois esportes não-Olímpicos que ainda não foram escolhidos.
"Há muitos detalhes técnicos para decidir, mas a Assembleia acima de tudo mostrou que vai prosseguir e fazer desse evento esportivo, que de maneira nenhuma tem o objetivo de ser uma cópia das Olimpíadas, uma ferramenta para intensificar a atratividade do esporte", escreveu o EOC em seu website.
Os NOCs (Comitês Olímpicos Nacionais) foram assegurados de que o evento não vai ter custos para eles, mas sim, trará ganhos financeiros.
"Baku será um teste, que espera-se que vier uma longa série nos próximos anos".
Houve considerável oposição contra a ideia de um novo evento Olímpico, particularmente da Associação Atlética Europeia, que já votou contra a participação de seus membros.
O EOC também provavelmente enfrentará dificuldades para convencer outros esportes que já têm eventos bem estabelecidos no ocupado calendário europeu. Natação, por exemplo, é um dos esportes Olímpicos que terá problemas em encontrar tempo para o novo evento.
Baku foi a única cidade a se oferecer para hospedar os Jogos inaugurais, que provavelmente serão realizados em maio de 2015.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais