A comitiva enviada por Curitiba para acompanhar a Copa das Confederações, na África do Sul, desembarcou neste domingo na capital paranaense. Sob o comando da engenheira Susana Lins Affonso da Costa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), os enviados da prefeitura trazem na bagagem um panorama muito informativo do que está sendo feito para a Copa do Mundo de 2010, com prós e contras vistos em solo africano.

CARREGANDO :)

Os resultados desta viagem deverão enriquecer o projeto de Curitiba para ser cidade-sede da Copa de 2014. Os dirigentes não escondem que a meta é ser "a melhor" subsede dentre as 12 escolhidas pela Fifa. De acordo com o assessor de Relações Institucionais da prefeitura e gestor da cidade junto à entidade máxima do futebol, Luiz de Carvalho, os detalhes desta viagem deverão ser apresentados nesta semana.

"Vamos agora preparar um relatório sobre esta viagem da nossa comitiva e tudo deverá ser apresentado em uma entrevista coletiva nos próximos dias. A comitiva esteve lá desde a última segunda-feira e colheu importantes informações", comentou Carvalho, por telefone, à Gazeta do Povo. Susana da Costa levou consigo mais dois engenheiros do Ippuc e o roteiro contou com visitas às cidades sul-africanas e aos estádios que receberam partidas da Copa das Confederações e aqueles que sediarão jogos da Copa de 2010.

Publicidade

"A visita também contou com uma visita ao centro de comunicação lá na África do Sul. Teremos em mãos muitas informações importantes, principalmente com o que não devemos fazer para 2014", complementou o dirigente curitibano, em referências aos diversos problemas encontrados pela organização sul-africana até aqui. Curitiba quer, além de receber jogos da primeira fase, das oitavas e quartas de final da Copa, sediar também o centro de imprensa. Todavia, este pólo tende a ficar no Rio de Janeiro.

Dirigente de Curitiba responde a indagação curiosa de catarinense

Em entrevista ao Jornal de Santa Catarina, o chefe de gabinete da secretaria de Turismo do estado, Ozeas Mafra, declarou que a famosa Oktoberfest poderá ser antecipada para julho em 2014, como forma de atrair turistas para o único estado da Região Sul que ficou de fora das 12 cidades-sedes do Mundial.

"Já que a Copa não veio para cá, podemos aproveitar o movimento para atrair turistas. Estamos perto de duas sedes, Porto Alegre e Curitiba. Os jogos não ocorrem todos os dias. O que o turista vai fazer no Paraná nos outros dias?", disse Mafra o jornal.

Ao tomar conhecimento da declaração, Luiz de Carvalho procurou colocar panos quentes na "provocação" catarinense.

Publicidade

"Temos uma relação muito boa com o pessoal de Santa Catarina. Temos tido reuniões com prefeitos de vários municípios que fazem divisa conosco, como São Bento do Sul, mantendo uma relação de amizade e cooperação. Não acho que seremos prejudicados de alguma maneira com esta antecipação da Oktoberfest. O Paraná já é um ponto extremamente turístico, estamos crescendo 10% a cada ano, e o foco de turismo deles é outro", concluiu.

Veja também
  • Ricardo Teixeira parabeniza Curitiba por se tornar subsede da Copa 2014
  • Representando Curitiba, Beto Richa participa de encontro de prefeitos em Brasília
  • Curitiba apresenta projeto em seminário do Mundial e mantém "sonhos" vivos
  • Comitê Executivo almeja receber quartas de final da Copa 2014 em Curitiba