Mesmo quem não tiver ingresso para assistir às competições do Pan poderá acompanhar alguns esportes gratuitamente nas ruas da cidade. As modalidades cujos ingressos não serão vendidos são as seguintes: maratona, marcha atlética, triatlo, ciclismo estrada (provas de longa distância), esqui aquático, maratona aquática e vela.
Nas provas de rua, o público poderá assistir à passagem dos atletas em todo o trajeto das competições e nas proximidades das largadas e chegadas. Nas provas de remo, que serão realizadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, os ingressos para as arquibancadas do Estádio de Remo, onde o público terá a melhor visão, são pagos, mas há locais na orla da Lagoa em que se poderá assistir a largada gratuitamente. Veja abaixo os locais onde você poderá ver as competições pela cidade:
Maratona
A largada será na Praia de São Conrado. De lá, os atletas seguirão pela Avenida Niemeyer e praias do Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo, avançando pelo Aterro do Flamengo até o Museu de Arte Moderna (MAM). A partir daí, o percurso segue pelas ruas do Centro do Rio: Passeio Público, Arcos da Lapa, Rua Mem de Sá, Rua do Lavradio, Avenida Chile, Avenida Almirante Barroso, Rua 1º de Março e Avenida Presidente Vargas (ida e volta, com retorno pouco após passar o Sambódromo). Depois de retornarem pela Avenida Presidente Vargas, os atletas seguirão pelo Elevado da Perimetral de volta ao Aterro do Flamengo, em direção à Praia de Botafogo até retornarem em frente ao Clube Guanabara e concluindo a prova em frente a Administração do Parque do Flamengo (altura da Rua Correa Dutra).
Marcha Atlética (20km e 50km)
Largada no Aterro do Flamengo, em frente à Rua Correia Dutra. Os corredores darão dez voltas (na categoria 20km) ou 20 voltas (categoria 50km) em um percurso de dois quilômetros. Eles seguem por 500 metros até o Mourisco, retornam e percorrem um quilômetro em direção ao Museu de Arte Moderna (MAM), retornam novamente e chegam à Correia Dutra.
Ciclismo estrada (20km)
Largada no Aterro do Flamengo, em frente à Rua Correia Dutra. Os ciclistas seguem até o fim da Enseada de Botafogo (perto do Clube Guanabara) e retornam pelo Aterro do Flamengo e sobem o Elevado da Perimetral. Depois, descem na Avenida Presidente Vargas, retornam em frente ao Monumento a Zumbi (em frente ao Sambódromo) pelo mesmo caminho até em frente à Rua Correia Dutra.
Triatlo
A prova de Natação (1,5km) será realizada em percurso triangular na Praia de Copacabana, em frente à Avenida Rainha Elisabeth. Os atletas darão duas voltas no circuito. Em seguida, eles correm da Rainha Elizabeth até a Rua Francisco Sá, onde pegam suas bicicletas na zona de transição. O percurso do ciclismo (40km) começa em frente à Francisco Sá, na pista da praia. Os ciclistas seguem até a Avenida Prado Júnior, voltam pela pista de dentro até a Rainha Elisabeth e assim dão sete voltas. A chegada é na zona de transição, em frente à Francisco Sá, onde começa a corrida (10km). O percurso da corrida começa na altura da Francisco Sá, na pista da praia. Os corredores vão até a Rua Santa Clara, voltam pela própria pista da praia até a Rua Francisco Sá e dão três voltas neste percurso. A chegada é em frente à Francisco Sá.
Maratona Aquática (10km)
Na praia de Copacabana. Os atletas darão duas voltas num circuito de 5km com largada e chegada em frente à Avenida Rainha Elisabeth.
Esqui Aquático
As competições serão na Lagoa Rodrigo de Freitas. O melhor lugar para o público assistir será nas proximidades do Clube Caiçaras.
Vela
As provas serão no meio da Baía de Guanabara. Portanto, o público não terá uma visão boa da competição. O melhor local para se assistir a disputa deverá ser a Praia do Flamengo.
Remo e canoagem de velocidade
As competições também serão na Lagoa Rodrigo de Freitas. As chegadas das provas serão em frente ao Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas, cujos ingressos serão vendidos. Entretanto, é possível assistir à disputa dos barcos da orla da Lagoa entre o local de largada, em frente ao Rebouças, e o Estádio de Remo, na altura do Leblon.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas