A Chama Pan-americana segue o mesmo conceito da Olímpica: única, mantida acesa dentro de uma lanterna durante todo o tempo. A partir dela é que são acesas as tochas durante o Revezamento. A Chama chegará de avião ou de carro em cada cidade do roteiro, que tem como destino final o Estádio do Maracanã, no dia 13 de julho, onde a Pira permanecerá acesa durante todos os dias dos Jogos.
Cerca de três mil pessoas vão participar do Revezamento da Tocha Pan-americana. Cada uma vai conduzi-la por cerca de 400 metros, trajeto que pode ser feito caminhando, correndo ou em cadeira de rodas. O número de condutores por cidade é variável, pois dependerá do percurso em cada localidade.
Os condutores estão sendo selecionados pelas cidades-anfitriãs e pelos patrocinadores em comum acordo com CO-Rio, a partir de alguns critérios pré-estabelecidos: ter idade mínima de 12 anos; ser atleta ou possuir histórias inspiradoras e/ou exercer benefícios para a sociedade; não ocupar cargos públicos, exceto ex-atletas olímpicos, pan-americanos ou que tenham representado o Brasil em Campeonatos Mundiais.
Formato moderno para combinar com o evento
Para o Pan Rio 2007, estão sendo produzidas quinhentas tochas. O formato segue o mesmo princípio das medalhas: aliar os tradicionais conceitos olímpicos com o espírito inovador e a modernidade, características do evento.
Formato alongado e confortável para facilitar o manuseio do condutorMais uma vez, foi observada a união entre dois materiais: o acrílico e o metal, que representam conceitos como a diversidade, a integração e a união em torno de um objetivo. As formas geométricas não estáticas representam modernidade.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast