A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vai medir, no sábado (13), o percurso da 14.ª Maratona de Curitiba. Fiscais vão percorrer 42.195 metros da prova para, depois, dar a certificação da corrida.
Os fiscais da CBAt sairão às 6 horas da praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, e vão cruzar 42 ruas de 22 bairros da cidade. Durante todo o trajeto eles serão escoltados por uma equipe da Guarda Municipal. A previsão é concluir o trabalho na tarde de sábado.
A prova será no domingo (21), a partir das 7 horas, com largada na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico.
A medição será feita por bicicletas adaptadas com contador de quilometragem. Ao término do percurso, o contador deverá marcar 42.195 metros, que é a distância olímpica. A certificação valida a corrida de Curitiba no calendário das provas da Confederação Brasileira de Atletismo. Uma vitória na Maratona da cidade garante pontuação no ranking brasileiro de corrida de ruas.
Neste ano, o percurso foi alterado, tornando a prova mais competitiva e segura para os atletas; foram retirados alguns pontos de subida e substituídos por retas para dar mais agilidade aos corredores. Foi excluída parte do trecho em subida perto do Jardim Botânico e incluído um trecho de reta na avenida Marechal Floriano Peixoto.
A primeira alteração está perto do terminal do Pinheirinho; a corrida será desviada antes de chegar ao terminal, virando na rua Ipiranga. A outra mudança está na avenida Marechal Floriano Peixoto. A corrida, que era desviada na rua João Parolin, seguirá até a rua Major Fabriciano do Rego Barros, contornando o HSBC e retornando pela Marechal Floriano até a rua Aluizio Finzetto, no Rebouças. Este novo trajeto é uma grande reta de 4,5 quilômetros.
Também foi programado o fim do trecho de subida do Jardim Botânico, que exigia mais esforço do atleta após 35 quilômetros de prova. Os corredores agora vão pela avenida Dario Lopes dos Santos até a rua Engenheiro Leão Sounis.
Deixe sua opinião