As finais dos campeonatos Paulista, Carioca, Mineiro, Gaúcho, Baiano e Pernambucano começaram a ser disputadas neste fim de semana. Confira todos os resultados e veja quem leva vantagem para os duelos de volta das decisões estaduais.
Carioca
O Vasco largou em vantagem na decisão do Campeonato Carioca, neste domingo (1º). A história da semifinal se repetiu, e desta vez Andrés Rios escreveu seu nome como herói do clube cruzmaltino ao marcar aos 48 do segundo tempo, de voleio, garantindo a vitória por 3 a 2 no Engenhão, na primeira partida da final. O primeiro tempo foi agitado. O Botafogo abriu o placar com Renatinho, logo no início da partida, mas viu o Vasco empatar e virar com Yago Pikachu. Antes do fim da etapa, porém, o Fogão marcou com Brenner. O segundo tempo foi tenso até a equipe cruzmaltina voltar a ficar à frente no placar, nos acréscimos. Agora o Vasco vai embalado e com vantagem para a segunda partida da final, domingo que vem (8). No Maracanã, a equipe precisará de apenas um empate para repetir a história de 2015 e 2016, quando ficou com o título sobre o mesmo Botafogo. Ao rival, fica a necessidade de vencer por dois gols de diferença. Se triunfar por um, a disputa vai para os pênaltis.
Mineiro
O Atlético-MG conquistou uma bela vantagem para o jogo de volta contra o maior rival, o Cruzeiro. A vitória por 3 a 1, no Independência, foi construída no primeiro tempo, graças a três assistências de Otero, em uma tarde inspirada. Quem também estava inspirado era Ricardo Oliveira, que balançou a rede duas vezes. Adilson fez o terceiro. Só restou ao Cruzeiro um gol de honra nos minutos finais da partida, com Arrascaeta. A volta será no próximo domingo, no Mineirão. Com o resultado, o Atlético-MG pode até perder por um gol de diferença que garante o título estadual. O Cruzeiro, por sua vez, precisa de um triunfo por dois gols de diferença.
Gaúcho
O Grêmio ficou com a cuia e o mate na mão para conquistar seu primeiro estadual em sete anos. Neste domingo de Páscoa, a equipe de Renato Portaluppi homenageou a data com um chocolate para cima do Brasil de Pelotas. A vitória por 4 a 0 foi construída com gols de Everton (duas vezes), Alisson e Ramiro. No próximo domingo, em casa, o Brasil de Pelotas tentará reverter a dura desvantagem. O Grêmio pode até perder por três gols de diferença que fica com o título.
Paranaense
O Coritiba venceu o Atlético por 1 a 0 no Couto Pereira e, de quebra, tirou a invencibilidade do rival no ano. O gol do triunfo alviverde saiu ainda na primeira etapa. Aos 28 minutos, Rusch cobrou falta frontal com perfeição, sem chances para o goleiro Caio. (Veja aqui todos os detalhes do Atletiba). No jogo de volta, o Furacão tem que vencer por dois gols de diferença para ser campeão. Vitória simples leva a decisão para os pênaltis. Já o Coxa só precisa de um empate para levantar o caneco.
Baiano
A primeira partida da final do Campeonato Baiano levou quase 40 mil pessoas à Arena Fonte Nova. E a torcida da casa saiu com o sorriso estampado no rosto. O Bahia bateu o Vitória por 2 a 1 e agora jogará pelo empate no próximo domingo, na partida de volta, no Barradão. Edigar Junio abriu o placar na primeira etapa. De pênalti, Vinícius ampliou no começo da segunda etapa. Os visitantes descontaram com Luan. Diferentemente do primeiro Ba-Vi do ano, desta vez o clima de paz imperou.
Pernambucano
Sem grandes emoções: a primeira metade da final do Campeonato Pernambucano ficou no 0 a 0, neste domingo, no estádio Luiz Lacerda, quando o Central recebeu o Náutico em um jogo equilibrado. Mas a decisão vai ficar mesmo para a volta, na Arena Pernambuco, no próximo domingo.
Paulista
O Palmeiras saiu na frente na decisão do Campeonato Paulista. Em jogo com duas expulsões e dez cartões amarelos, a equipe alviverde venceu o Corinthians por 1 a 0, neste sábado (31) no Itaquerão. O único gol da partida saiu aos 6 minutos. Em uma jogada ensaiada de escanteio, Dudu rolou para Lucas Lima, recebeu de volta e cruzou direto para o gol. A bola bateu no travessão e sobrou para Willian cruzar de primeiro na direção de Borja, que só empurrou para o gol. Com o resultado, o time dirigido por Roger Machado precisa de um empate no jogo de volta, marcado para o próximo domingo (8), no Allianz Parque, para quebrar um jejum de quase dez anos sem vencer o Estadual. A última vez que o clube foi campeão da competição - tem 22 títulos - foi em 2008, quando venceu a Ponte Preta. Já o Corinthians necessita vencer por dois gols de diferença para levantar o caneco. Caso consiga uma vitória simples, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis. A equipe alvinegra é a maior vencedora do torneio -possui 28 troféus.
***
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião