Em jogo muito tumultuado, com invasão de campo, briga e quebra-quebra promovido pelos santistas, o Corinthians acabou com o tabu. Após quatro anos, a equipe do Parque São Jorge, enfim venceu o Santos. No clássico desta quinta-feira, o Timão venceu por 3 a 2, de virada, e foi a 62 pontos, isolando-se cada vea mais na ponta. Já o Peixe estaciona nos 48.
O fim do tabu acontece na mesma data do fim da fila corintiana. Em 13 de outubro de 1977, o Corinthians venceu o Paulistão e quebrou um jejum de 23 anos sem títulos.
O Santos volta a jogar domingo contra o Goiás, na Vila Belmiro, às 18h10. Já o Timão tem o clássico contra o Palmeiras, também no domingo, no Morumbi, às 16h.
Com boa marcação no meio-de-campo e rápidas trocas de passes, o Santos envolveu o time do Corinthians desde o início e foi criando boas chances. Foi assim aos 5, com Giovanni, de cabeça, e aos 9, com Heleno, que chutou de fora. Nas duas ocasiões Fábio Costa, bem colocado, defendeu.Sob a batuta do maestro Giovanni, que comandava as ações em campo, o Peixe abriu o placar aos 11. O camisa 10 fez linda jogada pela direita e largou Pitbull na cara do gol. O atacante, com um belo chute, desolocou Fábio Costa.
Após os 30 minutos, no entanto, o Santos parou. O Corinthians acertou a marcação e obrigou os santistas a recorrerem a chutões para frente. Como os atacantes do Peixe não conseguiam segurar a bola, o Timão se lançava em contra-ataques rápidos.
Em uma dessas jogadas, Tevez, que até então não tinha aparecido no jogo, sofreu falta na esquerda, aos 34. Coelho bateu na cabeça de Betão, que subiu livre e só empurrou para o gol. No segundo tempo, o Santos parou. Cansado, o time pregou em campo e viu o Corinthias criar melhores chances. Aos 14, Marinho quase abriu o placar ao completar cruzamento de Roger. Aos 18, Nilmar ganhou de Rogério e sofreu um pênalti escandaloso. O juiz fez que não viu.
Aos 20, a situação do Santos ficou com um a menos. Luizão acertou uma cotovelada em Wendel e acabou expulso em seu primeiro lance. Ele acabara de entrar. No entanto, o time não se entregou e, aos 24, chegou ao segundo gol, com Luciano Henrique. Ele completou de cabeça falta cobrada por Paulo César.
O gol não abateu o Corinthians, que chegou ao empate aos 26, com Nilmar. Após intensa blitz, o Timão chegou à virada, com Carlos Alberto, de pênalti.
Após o gol, uma grande confusão. Torcedores santistas invadiram o gramado. Os dois times, achando que o árbitro havia terminado o jogo, deixaram o gramado. Cléber Wellington Abade, no entanto, negou que tenha encerrado o clássico. Após verificar que não havia segurança, o juiz decidiu terminar o jogo.
SANTOS 2 X 3 CORINTHIANS
SANTOS Saulo, Paulo César, Ávalos (Rogério), Luiz Alberto e Kléber; Fabinho (Luciano Henrique), Heleno, Zé Elias e Ricardinho; Giovanni e Pitbull (Luizão)
CORINTHIANS Fábio Costa, Coelho, Marinho (Bobô), Betão e Gustavo Nery; Wendel, Bruno Octávio, Rosinei e Roger (Dinélson); Nilmar e Tevez (Carlos Alberto)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)Árbitro: Cléber Wellington AbadeCartões amarelos: Kléber, Zé Elias (SAN)Cartões vermelhos: Luizão Público: 13.041 expectadoresGols: Cláudio Pitbull, 11, Betão, 34 do 1º tempo; Luciano Henrique, 24, Nilmar, 26, e Carlos Alberto, 41 do 2º tempo.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano