5 - Medalhas
São as mais pesadas da história: 400 g (o dobro de Pequim-2008) e 8,5 cm de diâmetro. Em um dos lados, está a imagem da deusa grega Niké, que simboliza a vitória. Do outro, o logotipo dos Jogos, junto com raios que representam a modernidade da cidade. A medalha dourada tem, na verdade, apenas 1,34% de ouro. O resto é predominantemente de prata.
4 - Mascote
O nome Wenlock é inspirado em uma pequena cidade inglesa, onde, desde 1850, são realizados os Jogos de Wenlock, precursores das Olimpíadas modernas. O mascote tem um olho único, que seria a lente de uma câmera. A luz em sua cabeça faz uma alusão aos táxis londrinos e o crânio representa o teto do Estádio Olímpico.
3 - Tocha olímpica
Nada de passeio por diversos países. Depois de acesa na Grécia, em maio de 2012, a tocha irá de avião até o Reino Unido. O tour mundial foi cancelado por medo da repetição de protestos registrados durante o passeio antes de Pequim-2008. De 19 de maio a 27 de julho, passará por 1.018 localidades.
2 - Maratona
Não haverá a tradicional chegada no Estádio Olímpico. O motivo? Se fosse encerrada em Stratford, a maratona passaria por locais considerados não "atrativos" para a transmissão da tevê. Foi privilegiada a área turística: Palácio de Buckingham, Big Ben e Rio Tâmisa.
1 - "Blade Runner"
Londres pode ser palco da participação do primeiro atleta olímpico e paraolímpico da história. O sul-africano Oscar Pistorius, que teve as pernas amputadas aos 11 meses, conseguiu em julho o índice na prova dos 400 m. Mas o Comitê Olímpico do país costuma exigir que os atletas repitam a marca. Ele tem o apelido de "Blade Runner" por causa das lâminas de fibra de carbono de suas próteses.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião