O Conselho Deliberativo do Atlético aprovou na noite desta terça-feira (17), em reunião tensa em um hotel no centro de Curitiba, a criação da fundação que terá poderes totais sobre o destino do clube. Inédita no futebol brasileiro, a decisão passará todos os bens do Rubro-Negro para a Funcap (Fundação Clube Atlético Paranaense), que terá 30 integrantes vitalícos.
A exceção é o CT do Caju dado como garantia ao BNDES para a construção da nova Arena da Baixada. Todos os outros bens do Atlético pertencerão à fundação a partir de seu registro legal. Inclui-se no pacote desde quaisquer recebíveis, como direitos de transmissão televisiva e patrocínios, até a licença de usa da marca atleticana.
A sessão extraordinária começou com a presença cerca de 140 conselheiros (são 292 ao todo), mas muitos deles não esperaram a votação propriamente dita. Antes, houve muita discussão e até bate-boca sobre o assunto. Irritado, o próprio presidente Mario Celso Petraglia não esperou o desfecho no local. Mesmo com toda comoção sobre o assunto, o desejo antigo do dirigente saiu do papel com a maioria dos votos feitos em um rústico sistema de quem for contrário se levante.