Diante do Nacional-AM, quinta-feira (22), no Couto Pereira, o Coritiba tentará evitar a repetição de um fantasma que o assolou por pelo menos quatro vezes na Copa do Brasil: as zebras. A favor, o Alviverde tem o fraco retrospecto da equipe do Norte, time que participa pela 14ª vez da competição nacional, mas que, em oito oportunidades, não passou do primeiro adversário.

CARREGANDO :)

Na história do Coritiba, Vila Nova (1998), Ituano (2003), Treze-PB (2005) e São Caetano (2008, longe de ser o time do começo da década) já eliminaram o time da competição, mesmo estando menos cotados, como é o caso desta edição.

Na primeira divisão e atual vice-campeão da Copa do Brasil, o Alviverde encara um time que briga para voltar à pirâmide do futebol nacional. "É onze contra onze. A gente sabe da dificuldade que é a Copa do Brasil. Tanto é que muitos times pequenos surpreendem, então a gente tem que ficar ligado nisso aí. A gente sabe que a gente tem a nossa obrigação de fazer bem o nosso dever de casa, então a gente vai em busca disso", disse o zagueiro Emerson.

Publicidade

Em uma de suas melhores campanhas, em 2001, o Nacional parou justamente contra o Coritiba. As equipes empataram em 2 a 2 no Amazonas e o Coxa levou a melhor em casa por 2 a 1. Em termos absolutos, a melhor campanha do time amazonense foi em 1995, quando chegou às oitavas de final numa competição que tinha 32 participantes. Naquele ano, o Cristal do Amapá foi eliminado antes dos amazonenses sucumbirem diante do Vasco.