Assim como nas últimas rodadas, que terminaram com a vitória do Atlético Paranaense - sobre Vasco e Botafogo - o jogo desta sexta-feira será determinante para o Furacão na disputa do Campeonato Brasileiro. Mesmo que esteja em situação mais confortável na tabela (antes do início da rodada o Rubro-Negro está na 10.ª posição, quatro pontos à frente do primeiro time que seria rebaixado), uma derrota para o Juventude, a partir das 20h30, poderia pôr o futuro do time na competição em risco.
Levando em conta o retrospecto de confronto entre as equipes, o Juventude leva certo favoritismo, sem considerar que o time gaúcho é o penúltimo colocado da competição. Em 13 confrontos no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o alviverde gaúcho levou a melhor em sete oportunidades, perdeu quatro jogos e empatou por duas vezes.
A grande novidade no time titular do Atlético será o atacante Dinei. Após ganhar destaque negativo no time Rubro-Negro como sendo um dos principais alvos da torcida durante a "era Antônio Lopes", o jogador vem se esforçando nos treinamentos. Essa dedicação deixou o técnico Ney Franco animado. "Treinei a equipe e vamos colocar o Dinei no lugar do Ferreira. Além do Dinei ter treinado bem, ganhamos um jogador alto dentro de campo. Esse jogo pode ser definido em bolas paradas".
Dinei entra no lugar de Ferreira, que desfalca a equipe do Atlético por estar servindo à seleção da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Outra mudança será observada na ala-direita, afinal Jancarlos retoma seu lugar na vaga de Roberto após cumprir suspensão automática.
Dinei confiante
O atacante atleticano está confiante. "Dá para considerar como uma chance de ouro para mim. Estava esperando a oportunidade que agora o Ney está me dando. Ele está me passando confiança. Então, nesse jogo, tenho que mostrar o meu futebol e dar alegria à torcida".
Dinei vai atuar ao lado do atacante Marcelo Ramos, que já acumula um jejum de quatro jogos sem marcar um único gol. O time deve realmente ganhar em força aérea, já que ambos são bons cabeceadores. "A jogada aérea é um dos meus fortes. Quero ajudar o Atlético da melhor maneira possível. É importante também fazer um gol nessa partida para acabar com o jejum".
Juventude
O Juventude vive uma situação bastante complicada no Brasileirão 2007. Contra o Furacão, o alviverde precisa da vitória para continuar sonhando com a permanência na elite do futebol nacional. Contudo, o time luta contra as previsões e estatísticas, que apresentam mais de 90% de chances do time disputar a Série B em 2008.
Como novidade o veterano zagueiro Wescley que ficou semanas afastado por lesões - retorna à equipe do técnico Beto Almeida, que saca Danilo do time titular. "Quero aproveitar essa nova chance. Agora temos esses jogos restantes para fazer o que não fizemos o campeonato inteiro. A responsabilidade é nossa. Vou continuar honrando a camisa e a torcida do Juventude como sempre honrei", disse Wescley à reportagem do GloboEsporte.com.
Ainda resta uma dúvida no time. O zagueiro Juliano e os volantes Marcão e Juliano. Os dois primeiros sentem dores musculares e o último foi suspenso pelo STJD.
* Acompanhe o jogo LANCE A LANCE aqui na Gazeta do Povo Online
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião