Enquanto o Brasil vai sediar o Pan-americano em 2007, a Argentina receberá o Mundial Gay de futebol no mesmo ano. A Associação Internacional Gay e Lésbica de Futebol (IGLFA) anunciou no último sábado, dia 9, que Buenos Aires será o local da próximo edição do torneio.
Segundo o presidente da entidade, Tomás Gómez, a Copa do Mundo Gay acontecerá entre os dias 23 e 29 de setembro e contará coma participação de 21 equipes de todo o mundo.
De acordo com os organizadores da competição, Buenos Aires foi escolhida porque a cidade respira futebol e, também, vem se tornando um dos locais onde muitos gays vão passar férias. Além disso, a capital da Argentina foi a primeira cidade Latina a reconhecer a união civil entre homossexuais.
O torneio, que começou a ser disputado em 1982, acontece todos os anos em um país diferente com a participação de cerca de 500 atletas. Rio de Janeiro e Lima, no Peru, eram outras cidades candidatas ao evento, porém perderam para a força dos "hermanos", que terão a honra de serem os primeiros a sedirem uma edição da Copa do Mundo Gay na América Latina.
"Esse torneio será extremamente importante para nós. Com essa iniciativa, nós podemos fazer com que a IGLFA seja mais ativa na América do Sul. Esperamos que essa competição tenha um impacto positivo na comunidade gay de toda a região e temos certeza que esse torneio será diferente com um toque ´latino´", diz Tomás Gómez, que é natural do Peru.
E a briga pela realização da edição de 2008 já começou: Londres, Nova York e Washington estão na disputa.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião