A organização da auto-intitulada Copa do Mundo de Automobilismo corrigiu uma falha grave para a sua temporada de estréia e finalmente colocou a América do Sul em seu calendário. O único evento da A1 Grand Prix no continente será em Curitiba, no início do ano que vem, no dia 12 de fevereiro. Será a nona etapa. A cidade ganhou a vaga que estava prevista para o circuito de rua de San Antonio, nos EUA. A expectativa é de que a decisão seja oficializada no fim de semana, junto com outras pequenas alterações no campeonato.
O grande mote do torneio é a disputa por países. Por enquanto, 21 garantiram presença, representando todos os continentes pelo projeto inicial, só a América do Sul não receberia uma corrida da categoria. Segundo o site oficial www.a1gp.com, porém, 25 nações devem participar. Em sua maioria, os pilotos são quase anônimos. O irlandês Ralph Firmann e o holandês Jos Verstapen já passaram pela Fórmula 1 e são os poucos que têm alguma fama.
A regra essencial é que todos os componentes das equipes sejam do mesmo país, sejam pilotos, dirigentes ou mecânicos. A única escuderia sul-americana é a do Brasil. O ídolo do futebol Ronaldo Fenômeno se uniu ao bicampeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, para construir o time. Por enquanto, quem vem testando o carro verde e amarelo, com resultados satisfatórios, é Nelsinho Piquet, mas o dono do cockpit ainda não foi decidido. Mesmo com o regulamento liberando o número de corredores por equipe, Fittipaldi afirmou que só terá um para este ano. Para ele, isso aumenta a chance de brigar por um título.
O modelo técnico da categoria é semelhante ao da Stock Car V8. Todos os carros são iguais, com chassis Lola, motores Zytek e pneus Cooper Avon. Dando chances iguais a todos, a habilidade dos concorrentes é que fará a diferença dentro da pista.
O início da disputa está marcado para o próximo dia 25, na Inglaterra. Como o calendário da A1 GP segue a temporada do futebol europeu, a competição tem até 2 de abril de 2006, na China, para conhecer seu campeão.
A Gazeta procurou representantes da empresa de Emerson Fittipaldi, em São Paulo, e do Autódromo Internacional de Curitiba para saber como foram as negociações para a inclusão da cidade no projeto, mas não obteve retorno.
Calendário
25/09 GP da Inglaterra
09/10 GP da Alemanha
23/10 GP de Portugal
06/11 GP da Austrália
20/11 GP da Malásia
11/12 GP dos Emirados Árabes
15/01 GP da Indonésia
29/01 GP da África do Sul
12/02 GP do Brasil
26/02 GP do México
19/03 GP dos EUA
02/04 GP da China