Aconteceu em Curitiba, no último sábado (28) a etapa paranaense da Copa do Mundo dos Refugiados e Migrantes, competição realizada desde 2014 no Brasil com o objetivo de promover a integração social dos migrantes e refugiados no país. Esta foi a primeira edição da disputa, que acontece desde 2014, realizada em Curitiba.
Oito equipes buscaram o troféu de campeão: Haiti, Venezuela, Argentina, Colômbia, Congo, Nigéria, Bolívia e Peru.
O título ficou com o time colombiano, que venceu a equipe da Argentina nos pênaltis na decisão. Além do título, o time da Colômbia conquistou uma viagem para disputar a fase final da Copa no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, de 15 a 17 de novembro.
“Estamos muito felizes e podem ter certeza que vamos representar muito bem o Paraná e a Colômbia no Rio de Janeiro”, destacou o goleiro Jonathan, capitão colombiano.
O evento é promovido pela ONG África do Coração e conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, da agência da ONU para Refugiados (Acnur) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
As fases iniciais deste ano aconteceram também em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife. Ao todo, a competição envolve 1.120 atletas de 39 nacionalidades, reunindo pessoas em situação de refúgio e migrantes.
Além da seleção colombiana, vencedora da etapa de Curitiba, estão garantidos na fase final do Rio de Janeiro as seleções de Guine (Brasília), Líbano (Porto Alegre), Cabo Verde (Recife) e Angola (Rio). A etapa de São Paulo definirá o sexto classificado para os jogos no Maracanã.
Confira vídeos da disputa
Crédito: AEN
Confira as imagens da Copa do Mundo dos Refugiados
Crédito: AEN
Deixe sua opinião