Aconteceu em Curitiba, no último sábado (28) a etapa paranaense da Copa do Mundo dos Refugiados e Migrantes, competição realizada desde 2014 no Brasil com o objetivo de promover a integração social dos migrantes e refugiados no país. Esta foi a primeira edição da disputa, que acontece desde 2014, realizada em Curitiba.
Oito equipes buscaram o troféu de campeão: Haiti, Venezuela, Argentina, Colômbia, Congo, Nigéria, Bolívia e Peru.
O título ficou com o time colombiano, que venceu a equipe da Argentina nos pênaltis na decisão. Além do título, o time da Colômbia conquistou uma viagem para disputar a fase final da Copa no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, de 15 a 17 de novembro.
“Estamos muito felizes e podem ter certeza que vamos representar muito bem o Paraná e a Colômbia no Rio de Janeiro”, destacou o goleiro Jonathan, capitão colombiano.
O evento é promovido pela ONG África do Coração e conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, da agência da ONU para Refugiados (Acnur) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
As fases iniciais deste ano aconteceram também em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife. Ao todo, a competição envolve 1.120 atletas de 39 nacionalidades, reunindo pessoas em situação de refúgio e migrantes.
Além da seleção colombiana, vencedora da etapa de Curitiba, estão garantidos na fase final do Rio de Janeiro as seleções de Guine (Brasília), Líbano (Porto Alegre), Cabo Verde (Recife) e Angola (Rio). A etapa de São Paulo definirá o sexto classificado para os jogos no Maracanã.
Confira vídeos da disputa
Crédito: AEN
Seu browser não suporta este formato de vídeo
Seu browser não suporta este formato de vídeo
Seu browser não suporta este formato de vídeo
Confira as imagens da Copa do Mundo dos Refugiados
Crédito: AEN