A penúltima rodada das Eliminatórias européias para a Copa 2006 promete agitar todo o Velho Continente neste sábado. Dez seleções, entre elas as poderosas Holanda Portugal, Itália, França e Inglaterra, podem se garantir no Mundial do ano que vem as outras são Suíça, Sérvia e Montenegro, Suécia, Croácia e Polônia. A briga é para se juntar a Ucrânia e Alemanha (anfitriã), que já estão asseguradas.
Entre os grandes, as maiores possibilidades de chegar à classificação hoje são de Portugal e Itália. Os lusitanos, do técnico Luiz Felipe Scolari, precisam só de um empate contra o frágil Liechtenstein em casa. E mesmo que vacilem o que é improvável ainda enfrentarão a Letônia. A Azurra também joga por um empate como mandante. O problema é que o adversário é a Eslovênia, que ainda está na briga pelo segundo lugar da chave. Entretanto, em caso de tropeço, haverá mais uma oportunidade contra a fraca Moldávia.
Mais complicadas são as situações de Holanda e França. Tanto os Bleus como a Laranja Mecânica atuam contra rivais diretos no grupo. Os franceses precisam vencer a Suíça, em Berna, e os holandeses pegam a República Tcheca, em Praga. Mesmo que falhem, as duas equipes ainda poderão sonhar, pelo menos, com a repescagem na rodada final.
No sufoco mesmo estão Inglaterra e Espanha. O English Team precisa passar hoje pela eliminada Áustria, em casa, para poder tirar o primeiro posto da Polônia, na quarta-feira. Porém, caso vençam, e a República Tcheca perca para a Holanda, os ingleses se garantem como um dos dois melhores segundos colocados. Os poloneses apenas esperam para saber se o duelo contra o Time da Rainha, no dia 12, terá validade.
Já a Fúria vai ter de conseguir bons resultados fora de seus domínios. Na rodada de hoje, encara a Bélgica, que ainda tem possibilidades matemáticas. Mesmo que goleiem San Marino no último jogo, os espanhóis podem ficar de fora caso não batam os belgas. Afinal, Sérvia e Montenegro e Bósnia-Herzegovina podem disparar se vencerem Lituânia e San Marino, respectivamente.
Mais um confronto direto por uma vaga na Copa ocorre em Zagreb, na Croácia. Os donos da casa recebem a Suécia. Uma vitória coloca os visitantes vencerem estarão no Mundial. Os croatas precisam dos três pontos e torcem para a Holanda contra os tchecos. Em caso de empate, a decisão fica para a rodada final.
Ao todo, 51 seleções européias iniciaram há pouco mais de um ano a luta por 13 vagas. São oito grupos de sete ou seis integrantes. Somente os campeões de chave e os dois melhores segundos se classificam direto sendo que nas chaves com sete países o resultado com o último colocado é descartado. Os outros seis vice-campeões lutam por três vagas na repescagem, em novembro.
* Inglaterra x Áustria, às 12 h, Bélgica x Espanha, às 16h, e Rep. Tcheca x Holanda, às 22 h30 (VT), na ESPN Brasil. Portugal x Liechtenstein, às 17 h, na ESPN Internacional.
A situação de cada grupo
Grupo 1 A Holanda vai à Copa se pelo menos empatar com a República Tcheca fora de casa. Ainda pode deixar a classificação para o último jogo em casa, contra a Macedônia. Já os tchecos precisam vencer para pelo menos lutar para ser um dos dois melhores segundos lugares, que avançam para a Copa.
Grupo 2 A Ucrânia já se garantiu como campeã da chave. Turquia, Grécia e Dinamarca disputam um lugar na repescagem. Os turcos só tem um jogo no dia 12 contra a Albânia e terão que torcer contra os gregos que enfrentam a Dinamarca hoje.
Grupo 3 Para se garantir na Alemanha, Portugal precisa só de um ponto contra os frágeis Liechtenstein e Letônia. Eslováquia e Rússia estão mais preocupadas com a briga pelo segundo lugar e fazem confronto direto na rodada final.
Grupo 4 França e Suíça fazem uma partida de "seis pontos" pelo primeiro posto. Os Bleus que deslancharam com a volta de Zidane se garantem com uma vitória, os suíços precisam dos três pontos e torcer para que a Irlanda, ainda na briga, não bata o Chipre. Israel, que tem apenas uma partida, possui chances matemáticas.
Grupo 5 A Itália tem dois jogos para fazer um ponto: hoje contra a Eslovênia e quarta-feira diante da Moldávia. Os eslovenos e a Noruega têm chances reais de conseguirem uma vaga na repescagem. Já a Escócia, apenas possibilidades matemáticas.
Grupo 6 Mesmo sem jogar a Polônia pode se classificar hoje. Basta a Inglaterra tropeçar contra a eliminada Áustria. Caso os ingleses vençam e a República Tcheca perca para a Holanda, tanto o English Team como os poloneses se garantem e o confronto entre ambos no dia 12 não terá validade.
Grupo 7 Sérvia e Montenegro se garante hoje vencendo a Lituânia e torcendo por tropeços de Espanha e Bósnia. Os espanhóis enfrentam a Bélgica, que ainda tem pequenas chances, e os bósnios encaram San Marino. A definição deve ser adiada para a última rodada.
Grupo 8 Croácia e Suécia fazem um duelo direto pelo primeiro lugar em Zagreb. Porém só os suecos se classificam com uma simples vitória. Os croatas precisam ganhar e torcer para a Holanda contra a Rep. Tcheca para ser um dos melhores segundos. Os dois países ainda terão chances na rodada final.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião