A segunda maior competição de clubes da América começa oficialmente nesta quarta-feira para os brasileiros. Em fase preliminar, oito times nacionais se enfrentam em mata-mata em busca de quatro vagas nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana.
Os clubes que ocupararam posições de quinto à décimo no Brasileirão de 2004 se classificaram para essa fase da competição. Juntaram-se a eles o campeão Santos, São Paulo e Cruzeiro, melhores clubes classificados no ranking da Conmebol.
Concebida em 2002 para ser uma competição semelhante à Copa da Uefa, a Sul-Americana ainda não pegou entre os clubes brasileiros. No primeiro ano, vencido pelo San Lorenzo, da Argentina, o Brasil nem sequer participou.
Em 2003, 12 clubes brasileiros jogaram e o São Paulo foi eliminado pelo River Plate, na semifinal. O Cienciano, do Peru, foi o campeão. No ano passado, o Inter também alcançou as semifinais, mas foi eliminado pelo campeão Boca Juniors (foto).
Após brigarem pela classificação no torneio nacional no ano passado, neste ano, mais uma vez, os equipes nacionais vão usar equipes mistas ou reservas pelo menos na primeira parte do torneio continental, que paga cerca de US$ 800 mil ao seu vencedor.
Fórmula de disputa
Ainda complexa, a fórmula de disputa é mais simples que a dos anos anteriores. Os clubes participam de fase eliminatórias contra equipes de seu próprio país, classificando 16 equipes, que se enfrentam em mata-mata até a decisão.
O Brasil tem oito equipes, a Argentina, nove, já que o campeão Boca está previamente classificado à chave principal. Chile, Peru, Bolívia, Equador, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela e México entram com dois times cada, sendo que os mexicanos participam diretamente das oitavas-de-final.
Também já classificado, o DC United completa a lista, sendo o primeiro clube norte-americano a participar de uma competição organizada pela Conmebol.
A tabela não privilegia os brasileiros já que, logo na primeira fase, os classificados enfrentarão equipes argentinas.
O vencedor do confronto entre Fluminense e Santos pega o ganhador do duelo entre Banfield e Estudiantes. Internacional ou São Paulo jogam contra Newells ou Rosário Central. Goiás ou Corinthians pegam o River Plate e o vencedor entre Cruzeiro e Juventude vai encarar o Velez Sarfield.
Os jogos dos brasileiros
Fluminense x SantosInternacional x São PauloJuventude x CruzeiroGoiás x Corinthians
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião