O lateral-esquerdo Michel Bastos, titular de Dunga, despenca no gramado após torcer o tornozelo. CBF iria se pronunciar sobre a contusão ontem à noite, mas se calou| Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo – enviado especial
Didier Drogba, um dos astros da Copa, fraturou o cotovelo direito

Para quatro jogadores ontem foi um dia de pesadelo por causa de contusões às vésperas da Copa do Mundo.O inglês Ferdinand teve lesão no joelho esquerdo e foi cortado; o marfinense Drogba quebrou o cotovelo do braço direito e está qua­­se fora; o italiano Pirlo sentiu contusão na panturrilha esquerda e já não jogará na estreia; e o brasileiro Michel Bastos deixou o treino da seleção mancando por uma torção no tornozelo direito e pode se complicar.O lance com o camisa 6 do time de Dunga ocorreu após uma dividida com o meia Elano no treino da equipe na Hoerskool Randburg.

CARREGANDO :)

Nos momentos finais da atividade, quando os jogadores faziam uma recreação, o lateral-esquerdo armou um chute de perna direita e foi travado (na bola) pelo colega.

Bastos imediatamente caiu no campo e foi atendido pelo massagista Luisão. Mancando, o ex-atleticano foi até a beira do gramado e ameaçou desabar bem em frente à área reservada aos jornalistas, mas foi repreendido pelo médico José Luís Runco. "Aí não, aí não", gritou o doutor, para evitar imagens mais detalhadas e a proximidade com a imprensa.

Publicidade

Assim, o jogador foi manquitolando até a linha de fundo. Antes de a delegação sair para o hotel, o posicionamento oficial do caso foi passado pelo diretor de comunicação da CBF Rodrigo Paiva.

"Foi uma torçãozinha só e não assusta", disse. Um comunicado após avaliação mais detalhada na concentração seria publicado no site da entidade. Porém, a nova in­­formação não havia sido divulgada até a noite de ontem.

Também em treinamentos, Fer­­dinand e Pirlo se lesionaram. O capitão da Inglaterra sofreu um choque com o atacante Heskey e acabou descartado para a competição: Peter Dawson, do Tottenham, foi chamado para seu lugar.

Já o italiano acusou um problema muscular na panturrilha es­­querda. A previsão é de que em 15 dias (em tempo de atuar no torneio), o meia possa se recuperar. Ele está fora do primeiro jogo da Azzura, dia 14, diante do Paraguai.

A mesma sorte não deve ter o atacante Didier Drogba, da Costa do Marfim, adversária do Brasil no grupo G. Artilheiro do Campeonato Inglês pelo Chelsea, 29 gols, o centroavante quebrou o cotovelo do braço direito após ser atingido por um chute do brasileiro naturalizado japonês Túlio Tanaka. O lance ocorreu durante amistoso vencido pelos africanos por 2 a 0, na Suíça.

Publicidade

Jornais franceses chegaram a cravar que o ídolo dos Elefantes já estaria fora do Mundial. No entanto, a seleção marfinense ainda não deu um parecer definitivo.

Em menor escala, o goleiro brasileiro Júlio César também preocupa, após sofrer uma pancada nas costas durante amistoso com o Zimbábue, na quarta-feira. On­­tem, pelo segundo dia seguido, o camisa 1 fez apenas tratamento fisioterápico no hotel da seleção na África do Sul.

No fim desse "dia das bruxas", o atacante norte-americano Jozy Altidore também sentiu uma en­­torse no joelho direito. O caso, porém, não preocupa a delegação.