Marmelada
Um dia antes do decisivo jogo com a a Eslováquia, a Itália se viu em meio a um problema fora das quatro linhas. O ministro italiano das Reformas para o Federalismo, Umberto Bossi, disse ao jornal Corriere della Sera que a Eslováquia iria facilitar o resultado. "Eles [italianos] vão comprar a partida. Podem notar que na próxima temporada pelo menos dois ou três novos jogadores eslovacos irão atuar em clubes italianos", afirmou. Logo depois da publicação do periódico, Bossi pediu desculpas por suas declarações e falou que tudo não passou de uma brincadeira. "Era uma piada, feita enquanto estava com pessoas próximas, e olha a confusão que deu", explicou. "Agora estarei mais atento ao fazer piadas. Melhor não fazê-las, do que se arriscar em causar uma confusão."
Como de costume, a Itália complicou-se na primeira fase da Copa do Mundo e precisará vencer a Eslováquia, às 11 horas (de Brasília), no Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, para avançar às oitavas de final. O problema é que seu adversário também lutará pela classificação.
Os italianos são vice-líderes do Grupo F, com dois pontos. Para se classificar sem depender de ninguém, precisarão da vitória. Se empatar, torcerão para que o Paraguai derrote a Nova Zelândia no outro jogo da chave. Os eslovacos também avançam se vencerem e se os neozelandeses não ganharem.
Depois dos empates por 1 a 1 com Paraguai e Nova Zelândia, a Itália acabou com sua margem de erro. Se tropeçar corre o risco de tomar o caminho de volta para Roma. "Nosso Mundial tem de começar agora", cobrou o técnico Marcelo Lippi. "Não tenho medo e sim muita confiança. Não é a primeira vez que vamos para uma partida de tudo ou nada", disse o lateral-direito Zambrotta, um dos remanescentes do título de 2006.
Pressionado, o treinador não divulgou a escalação, mas pode promover a estreia do meio-campista Pirlo, que desfalcou a equipe nos dois primeiros jogos devido a uma lesão muscular. Outra possível mudança é a entrada de Camoranesi no lugar de Pepe ou Marchisio.
O técnico Wladimir Weiss não deve mudar a formação da Eslováquia, que na última rodada perdeu por 2 a 0 para o Paraguai. "A Itália não tem pontos fracos, senão não seriam os atuais campeões. Têm bons jogadores e um grande técnico, apesar de não estarem jogando o futebol a que estão acostumados nessa Copa", elogiou. "Vamos fazer de tudo para passar [de fase]. Queremos ser ousados, mas temos de ser racionais, porque os nossos adversários são os campeões".
As duas seleções só se enfrentaram uma vez na história, em 1998, num amistoso vencido pelos italianos por 3 a 0. Weiss, porém, esteve em campo na vitória da Azzurra por 2 a 0 sobre a Tchecoslováquia, país ascendente da Eslováquia, na Copa do Mundo de 1990.
Ao vivo
Itália x Eslováquia, às 11 horas, na RPC TV, Band, SporTV, BandSports, ESPN Brasil.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião