Combinar resultado não faz parte dos planos. É o que dizem México e Uruguai, que se enfrentam hoje na rodada definitiva do grupo A. Um empate às 11 horas, em Rustemburgo, seria o suficiente para levar as duas seleções abraçadas para as oitavas de final. Além do alegado espírito esportivo, outras duas razões apoiam os adversários no discurso de busca pela vitória: a chance matemática de França ou África do Sul ficar com a segunda vaga da chave e o interesse de fugir de um confronto com a Argentina já na primeira partida da fase final.
Isso porque o segundo colocado terá pela frente no mata-mata o campeão do grupo B, que provavelmente será o time de Maradona. Quem leva vantagem nesse caso é o Uruguai, que por ter melhor saldo de gols que o México (3 a 2) garante um rival bem mais fraco na próxima fase atualmente, seria a Coreia do Sul em caso de igualdade no Royal Bafokeng. Se houver um vencedor no duelo, o derrotado pode se complicar. Isso na hipótese de África do Sul ou França sair de campo com três pontos, pois a classificação se dará no critério desempate: saldo de gols e, posteriormente, gols marcados.
"Que a partida possa terminar empatada é parte da realidade, mas se sugere que podemos entrar em acordo, isso descarto totalmente. Não gosto que ninguém pense isso de mim", disse o técnico uruguaio Oscar Tabárez. "Não vamos negociar um empate, temos de lutar por três pontos para estar no topo do nosso grupo. Temos que vencer a todo custo", concordou Blanco, atacante mexicano de 37 anos.
O técnico dos centro-americanos, Javier Aguirre, não poderá escalar o defensor Juarez, suspenso. Rodríguez deve aparecer na zaga. Machucado, o atacante Vela cederá lugar a Barrera.
Já o Uruguai não tem problemas para a partida. "O México sempre foi um adversário difícil devido às características de seus jogadores. São rápidos, habilidosos e têm um bom chute de média distância", elogiou Tabárez.
Ao vivo
Uruguai x México, às 11 horas, RPC TV, Band, BandSports, SporTV2 e ESPN Brasil.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião