Mercado
Portugal vê avanço rival
A proximidade geográfica e a distância econômica ajudam a explicar o fato de que o futebol espanhol tem colonizado o futebol português.
Com liga e clubes bem mais endinheirados, a Espanha absorve boa parte da nata profissional do vizinho.
Dos 23 jogadores de Portugal nesta Copa do Mundo, 9 jogam ou já atuaram no futebol espanhol. O próprio técnico Carlos Queiroz já trabalhou no Real Madrid, na temporada 2003/2004.
Espanha e Portugal farão às 15h30 (de Brasília), no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, um duelo íntimo. Vizinhos na Península Ibérica, os dois países têm muito mais em comum do que a fronteira: são candidatos em conjunto para organizar a Copa do Mundo de 2018 ou 2022 e reverenciam o mesmo jogador, Cristiano Ronaldo.
O atacante português movimentou o futebol espanhol ao protagonizar a transferência mais cara de todos os tempos: o Real Madrid pagou cerca de 94 milhões de euros para tirá-lo do Manchester United. Com gols e marketing, não demorou para cair no gosto da torcida e tomar para si as manchetes. Mas nesta terça terá a missão de frustrar seus fãs merengues eliminando a Espanha do Mundial.
Cristiano Ronaldo será a grande atração do clássico ibérico. Carregará o peso de liderar Portugal rumo à vaga nas quartas e deve receber atenção especial por parte dos espanhóis, embora o técnico da Fúria, Vicente del Bosque, minimize a importância do jogador. "Portugal conta com um time muito bom, acrescido de Cristiano Ronaldo. Há uma equipe por trás dele".
Até agora, no entanto, o português não correspondeu à expectativa que o cerca. Foi eleito pelos internautas do site da Fifa o melhor em campo nos três jogos que disputou, muito mais devido à popularidade do que pelo desempenho. Marcou apenas um gol e parou na trave por duas vezes.
O problema é que a Espanha também não justificou sua fama. Chegou à África do Sul com o rótulo de melhor seleção do planeta, mas teve de suar para passar pela fase de grupos. Estreou com uma surpreendente derrota por 1 a 0 para a Suíça, que a obrigou a vencer os dois jogos seguintes: 2 a 0 sobre Honduras e 2 a 1 sobre o Chile. Apesar de ter avançado como líder do grupo H, o time ainda não convenceu. "A derrota para a Suíça nos forçou a trabalhar muito duro. No entanto, o importante é que soubemos superar o sabor amargo daquele 1 a 0", disse Del Bosque.
As duas seleções nunca se enfrentaram numa Copa. Disputaram 35 partidas entre si, com 16 triunfos espanhóis, 7 portugueses e 12 empates. O último confronto foi em 2004, quando Portugal, à época comandado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, venceu por 1 a 0 e eliminou a Espanha na fase de grupos da Eurocopa.
Ao vivo
Portugal x Espanha, às 15h30, na RPC TV, Band, BandSports, SporTV e ESPN Brasil.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas