A chegada japonesa a um resort nos alpes suíços teve muito calor humano. Várias crianças da região correram ao lado do trenzinho que carregava a delegação nipônica pelas ruas da cidade. Carregando bandeiras da Suíça e do Japão, os pequenos torcedores não tiveram retribuição à altura. Os jogadores nem esboçaram um sorriso (foto). Um dos poucos a falar, o técnico Takeshi Okada insistiu que a equipe tem como objetivo chegar à semifinal. Bola para isso eles ainda não mostraram| Foto: Philippe Desmazes/ AFP
Confira o ranking de seleções da Fifa
Veja o uniforme da seleção da Suíça

O luto

CARREGANDO :)

Siphiwo Ntshebe, de 34 anos, conhecido como "Pavarotti Negro", tenor escolhido pessoalmente por Nelson Mandela para cantar o hino sul-africano na cerimônia de abertura da Copa, morreu ontem devido a uma meningite bacteriana aguda. "Era um talento prodígio que poderia levar uma mensagem de paz para o mundo todo", lamentou o chefe local do Comitê Organizador do Mundial da África do Sul, Danny Jordaan.

Deus me livre

Publicidade

Para a maioria dos brasileiros, ter de assistir à seleção argen­­tina levantar a taça na África do Sul já seria intragável. On­­tem, o técnico Diego Mara­­do­­na deixou essa possibilidade ainda mais catastrófica. Ao fa­­lar sobre a competição, Die­­guito pro­meteu (ou seria amea­çou?) correr pelado pelo centro de Buenos Aires caso sua equipe seja campeã.

512 testes

A previsão da Fifa é realizar 512 testes antidoping até o fim da Copa do Mundo. Pelo menos oito jogadores de cada uma das 32 seleções participantes serão examinados fora dos dias de jogo. Além disso, em cada par­tida serão sorteados dois de cada seleção para o controle. On­tem, a Espanha foi a pr­i­meira a ser visitada em sua con­­centração, em Las Rozas, para a coleta de urina e sangue.

A frase

"Em geral, os jamaicanos torcem para o Brasil, mas gosto de ser diferente. Queria que a Argentina conquistasse a Copa, mas acredito que falta um bom comandante técnico para a equipe. Um homem que saiba usar os seus grandes atacantes. Acredito que Brasil e Espanha jogarão a final."

Publicidade

Usain Bolt, velocista jamaicano, cutucando Maradona.

Seleção do dia: Suíça

Eliminada da Copa de 2006 sem tomar gol – caiu nas oitavas, nos pênaltis, con­­tra a Ucrânia –, a Suíça aposta mais uma vez na defesa forte. O ataque, porém, tem qualidade. Nkufo e Frei foram os artilheiros da equipe na campanha que levou os suíços ao Mundial, marcando cinco gols cada. No ranking divulgado ontem, ocupa a 24ª colocação.