O luto
Siphiwo Ntshebe, de 34 anos, conhecido como "Pavarotti Negro", tenor escolhido pessoalmente por Nelson Mandela para cantar o hino sul-africano na cerimônia de abertura da Copa, morreu ontem devido a uma meningite bacteriana aguda. "Era um talento prodígio que poderia levar uma mensagem de paz para o mundo todo", lamentou o chefe local do Comitê Organizador do Mundial da África do Sul, Danny Jordaan.
Deus me livre
Para a maioria dos brasileiros, ter de assistir à seleção argentina levantar a taça na África do Sul já seria intragável. Ontem, o técnico Diego Maradona deixou essa possibilidade ainda mais catastrófica. Ao falar sobre a competição, Dieguito prometeu (ou seria ameaçou?) correr pelado pelo centro de Buenos Aires caso sua equipe seja campeã.
512 testes
A previsão da Fifa é realizar 512 testes antidoping até o fim da Copa do Mundo. Pelo menos oito jogadores de cada uma das 32 seleções participantes serão examinados fora dos dias de jogo. Além disso, em cada partida serão sorteados dois de cada seleção para o controle. Ontem, a Espanha foi a primeira a ser visitada em sua concentração, em Las Rozas, para a coleta de urina e sangue.
A frase
"Em geral, os jamaicanos torcem para o Brasil, mas gosto de ser diferente. Queria que a Argentina conquistasse a Copa, mas acredito que falta um bom comandante técnico para a equipe. Um homem que saiba usar os seus grandes atacantes. Acredito que Brasil e Espanha jogarão a final."
Usain Bolt, velocista jamaicano, cutucando Maradona.
Seleção do dia: Suíça
Eliminada da Copa de 2006 sem tomar gol caiu nas oitavas, nos pênaltis, contra a Ucrânia , a Suíça aposta mais uma vez na defesa forte. O ataque, porém, tem qualidade. Nkufo e Frei foram os artilheiros da equipe na campanha que levou os suíços ao Mundial, marcando cinco gols cada. No ranking divulgado ontem, ocupa a 24ª colocação.