![Nathi Mthethwa, ministro da polícia sul-africana | Rodger Bosch/ AFP](https://media.gazetadopovo.com.br/2010/05/aff423f747c8305938a028c73626dca6-gpMedium.jpg)
Final no 1.º jogo
O técnico Carlos Queiroz, de Portugal, elegeu ontem sua final para avançar às oitavas de final: o duelo contra os marfinenses, na estreia, dia 15 de junho, às 11 h (de Brasília), em Port Elizabeth. Sem deixar a confiança de lado. "Portugal é favorito para ganhar cada um dos jogos que disputar na Copa. Mas os grandes candidatos às semifinais são equipes como o Brasil, Argentina, Itália, Espanha, Alemanha ou Inglaterra. Para já, a nossa final é o primeiro jogo", disse, em entrevista ao site da Federação Portuguesa de Futebol.
Sem polêmica
O técnico Carlos Alberto Parreira anunciou ontem a pré-convocação da África do Sul. A lista divulgada tem 29 nomes, dos quais seis (sendo um goleiro) devem ser cortados durante os treinos dos Bafana Bafana. Ele chamou as principais estrelas do país, como o atacante Benni McCarthy e o meia Steven Pienaar.
Roupa nova
A seleção de Portugal apresentou ontem o modelo de camisa que utilizará na Copa. O novo modelo utiliza a nova tecnologia da empresa Nike, que transforma oito garrafas pets em um poliéster reciclado que se transforma em uma camisa. O modelo é o mesmo utilizado pela seleção brasileira e outras seis equipes do Mundial.
46 mil
O governo sul-africano anunciou que as nove cidades que receberão partidas da Copa estarão permanentemente vigiadas por 46 mil agentes da polícia local e que o país contará com um plano de segurança preparado para lidar com qualquer eventualidade. A polícia e a marinha sul-africana realizaram durante esta semana diversos testes.
O vídeo
Já está disponível o vídeo de apresentação da Copa . O clipe traz imagens das 32 seleções em diversos momentos marcantes, como gols, defesas e festas proporcionadas pela torcida. Além disso, traz a cantora Shakira interpretando a canção "Waka Waka (This times for África)."
www.gazetadopovo.com.br/copadomundo2010
A frase
"Não permitiremos que terrorismo aconteça em nosso território. Estamos preparados para qualquer eventualidade. Qualquer tipo de comportamento anormal, seja criminoso ou terrorista, será tratado com prontidão e sem misericórdia."
Nathi Mthethwa, ministro da polícia sul-africana. (foto acima)
O influente
O único jogador de futebol presente na relação das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista americana Time, é o atacante Drogba, do Chelsea e da Costa do Marfim (foto 1). Duzentas personalidades foram selecionadas para a eleição. Entre elas também estavam os jogadores Kaká, Cristiano Ronaldo e Thierry Henry, o golfista Tiger Woods e os tenistas Serena Williams e Roger Federer. Além de Drogba, só Serena apareceu na lista final dos 100 escolhidos. Para a Time, Drogba carregará o "peso da África" quando a Copa do Mundo começar em junho.
A bola (foto 2)
Eis a bola oficial do Mundial. Chama-se Jabulani, que é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A esfera tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores o branco predomina para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.
Seleção do dia: Austrália
Vem para o Mundial por um caminho torto, pois ocupou uma das vagas asiáticas para o Mundial, mesmo localizada na Oceania. Está na 20ª colocação no ranking da Fifa. O jogador do Everton, Tim Cahill, 30 anos, foi o principal nome australiano nas Eliminatórias. A equipe conta com uma base de jogadores formada por veteranos, que devem pendurar as chuteiras neste ano.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro