• Carregando...
Na esquipe estável montada pelo técnico holandês Bert van Marwijk, o meia Sneijder (foto), cotado para ser o melhor da Copa, é o destaque junto com Robben | Thomas Coex/AFP
Na esquipe estável montada pelo técnico holandês Bert van Marwijk, o meia Sneijder (foto), cotado para ser o melhor da Copa, é o destaque junto com Robben| Foto: Thomas Coex/AFP
  • Veja a ficha técnica do jogo entre Holanda e Espanha
  • Veja o comparativo entre os dois times

O seleto grupo de campeões mundiais irá ganhar um novo integrante hoje. Em busca do inédito título, Holanda e Espanha fazem a final da Copa do Mundo da África do Sul, a partir das 15h30 (horário de Bra­­sília), no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. E o vencedor vai conquistar algo que somente outras sete seleções já conseguiram na história: Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França e Inglaterra.

Apesar de ter alguns dos clubes mais poderosos e vitoriosos da história do futebol, a Espanha chega pela primeira vez à final de uma Copa – até então, seu me­­lhor resultado tinha sido o quarto lugar em 1950, no Brasil. Dessa vez, porém, a seleção espanhola desembarcou na África do Sul como favorita ao título mundial, depois de ter sido campeã europeia há dois anos, e comprovou sua força ao longo da competição.

Do outro lado, a Holanda já teve duas grandes chances de ser campeã mundial, mas fracassou em ambas. Com uma geração fan­­tástica comandada pelo ge­­nial Cruyff, a seleção holandesa disputou duas finais seguidas, perdendo para a Alemanha em 1974 e para a Argentina em 1978. Agora, a ordem é não deixar escapar outra oportunidade, para honrar os ídolos do passado e consagrar os jogadores do time atual.

A Holanda não começou a Copa da África do Sul entre as favoritas ao título. A campanha, porém, foi perfeita. Venceu os seis jogos que fez na competição, passando, inclusive, pelo Brasil nas quartas de final. Sinal de que o técnico Bert van Marwijk conseguiu implantar sua filosofia de montar um time "estável", que sabe se defender bem e tem um ataque mortal, com astros como Robben e Sneijder no comando.

A Espanha não foi tão bem assim na competição. A estreia, por exemplo, foi com uma surpreendente derrota para a Suíça. Depois disso, porém, a seleção espanhola acertou seu caminho e somou cinco vitórias seguidas – as três últimas por 1 a 0. Assim, o técnico Vicente del Bosque conseguiu colocar a vitoriosa geração de David Villa, Xavi, Iniesta e Fernando Torres na grande final da Copa do Mundo.

Para a esperada decisão, as duas seleções terão força máxima. A Holanda conta com a volta do volante De Jong e do lateral-direito Van der Wiel, que cumpriram suspensão na semifinal contra o Uruguai. E a Espanha também terá todos seus titulares à disposição, mas ainda resta uma dúvida na escalação: o consagrado Fer­­nando Torres e o jovem Pedro disputam uma posição no ataque.

Ao vivo

Holanda x Espanha, às 15h30, na RPC TV, Band, BandSports, SporTV e ESPN Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]