• Carregando...
O meio-campista Diego Pérez deve enfrentar a Alemanha hoje em Port Elizabeth: terceiro lugar é visto como um “renascimento” do futebol uruguaio; para os alemães, o sentimento é de anticlímax | Rodrigo Arangua/ AFP
O meio-campista Diego Pérez deve enfrentar a Alemanha hoje em Port Elizabeth: terceiro lugar é visto como um “renascimento” do futebol uruguaio; para os alemães, o sentimento é de anticlímax| Foto: Rodrigo Arangua/ AFP
  • Veja a ficha técnica do jogo Uruguai X Alemanha
  • Veja comparativo entre as duas seleções

Está bem clara a diferença de interesses de Uruguai e Alemanha para a disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo da África do Sul, hoje, às 15h30, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth. Afastados de uma semifinal desde 1970, os sul-americanos estão dispostos a "dar a vida" pelo lugar no pódio. Já os europeus adotam publicamente o discurso de lutar pela honra, mas claramente en­­tram em campo por obrigação, nitidamente abatidos.

Não é difícil entender o contraste de sentimentos. O Uruguai vê nesse novo triunfo um retorno aos bons tempos depois de décadas em baixa no esporte. A Celeste, para quem o terceiro lugar seria a melhor posição no torneio desde o título de 1950, nem mesmo se classificou para a edição anterior do Mundial, na Alemanha. Em casa, os germânicos terminaram justamente com a terceira posição, festejaram muito com a torcida. Desta vez, a seleção se empolgou com a campanha e sonhou com o tetracampeonato. A queda na semifinal abalou o time.

Aparentemente em vantagem psicológica, o Uruguai pretende ir com força máxima para cima do oponente. "O objetivo agora é o terceiro posto e vamos fazer de tudo para alcançá-lo. Já superamos a decepção da derrota para a Holanda e ainda temos algo a fazer nessa Copa", prometeu o técnico Oscar Tabárez. O interesse em fechar o Mundial com vitória é tão grande que mesmo os machucados Forlán e Lugano já avisaram que topam o sacrifício.

Situação oposta à da Alemanha, que vive um surto de gripe no elen­­co. Além disso, o capitão Lahm chegou a dizer que não ti­­nha ânimo para estar no confronto pelo terceiro lugar. A frase é simbólica. Ontem, o diretor da seleção, o ex-jogador Oliver Bier­­hoff revelou que há o interesse de escalar os atletas que tenham en­­trado pouco durante o Mundial.

O técnico Joachim Löw, um dos mais doentes, procura demonstrar disposição em vencer o jogo, mas lança mão de jargões nada originais para isso. "Vencer tem de ser o objetivo em qualquer partida. Fizemos uma boa campanha na Copa e vamos tentar encerrá-la da melhor maneira possível", declarou.

Ao vivo

Uruguai x Alemanha, às 15h30, na RPC TV, Band, BandSports, ESPN Brasil e SporTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]