• Carregando...
Cristian Riveros toma tererê, tradicional bebida paraguaia, durante o treino | Juan Mabromata/AFP
Cristian Riveros toma tererê, tradicional bebida paraguaia, durante o treino| Foto: Juan Mabromata/AFP
  • Veja a ficha técnica do jogo Paraguai X Nova Zelândia

O Paraguai busca hoje, às 11 horas (de Brasília), no estádio Peter Mokaba, em Polokwane, a sua quarta classificação para as oitavas de final de uma Copa, como fez em 1986, 1998 e 2002. Mas terá pela frente um adversário ávido por fazer história. A Nova Zelândia chegou à África praticamente incógnita, mas pode conquistar uma inédita e surpreendente passagem de fase.

Líderes do Grupo F, com quatro pontos, os paraguaios avançam com um empate e até mesmo com derrota, desde que a Eslováquia não vença a Itália no outro jogo. A Nova Zelândia precisa vencer ou até mesmo empatar, desde que eslovacos e italianos também fiquem na igualdade e que estes últimos terminem com menos gols marcados.

Teoricamente, o Paraguai já passou pelos dois adversários mais fortes da chave – empatou com a Itália e venceu a Eslováquia. Mas o técnico Gerardo Martino não admite que sua equipe relaxe contra os neozelandeses. Tanto que nem sequer poupará os jogadores pendurados com cartão amarelo. "Temos que cuidar de todas as maneiras para não sermos surpreendidos e conseguirmos um resultado positivo para nos classificar", disse o volante Vera. "Será um jogo difícil e temos que começar como se fosse uma final", completou o zagueiro Da Silva.

O time sul-americano deve ter força máxima e manter o esquema com três atacantes, Valdez, Santa Cruz e Lucas Barrios. Tudo para confirmar o primeiro lugar e fugir de um possível confronto com a Holanda nas oitavas —pegaria Japão ou Dinamar­­­ca, que lutam pelo segundo lugar do Grupo E.

A Nova Zelândia, que disputa apenas seu segundo Mundial, jogará motivada para fazer história. E vem embalada por ter arrancado um empate por 1 a 1 com a Itália, atual campeã mundial. "Tudo é possível e estamos fazendo um bom papel para um time que nem deveria estar jogando a Copa", disse o técnico Rick Her­­­­bert, ironizando o fato de sua seleção ter sido favorecida pela mudança da Austrália para as Eliminatórias Asiáticas

Embora reconheçam que a equipe paraguaia é tecnicamente superior, os neozelandeses estão empolgados com a possibilidade de fazer história neste Mundial. "Não encaramos com medo os confrontos contra Eslováquia e Itália, e tampouco o faremos na partida contra o Paraguai. Nós temos uma chance única de classificação", afirmou ele.

Ao vivo

Paraguai x Nova Zelândia, às 11 horas, na SporTV 2 e ESPN.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]