Pelo menos por ora, a Espanha calou os que a taxaram de "amarelona em Copas" após a derrota para a Suíça na estreia. Depois da reabilitação sobre Honduras, a Fúria venceu por 2 a 1 o confronto direto de ontem com o Chile e garantiu o primeiro lugar do grupo H.
Apesar de ser a primeira seleção sul-americana derrotada na Copa, La Roja assegurou a classificação assim como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ficaram na dependência de a Suíça não vencer Honduras por dois gols de diferença, mas a outra partida do grupo não saiu do 0 a 0.
Os ofensivos chilenos agora vão encarar o Brasil nas oitavas de final repetindo a última participação em Copas do País, em 1998, quando foram eliminados ao perder por 4 a 2, na França. Há dez anos não conseguem uma vitória sobre a seleção brasileira a última foi o 3 a 0 em 15 de agosto de 2000, em Santiago, pelas Eliminatórias do Mundial de 2002.
O técnico argentino Marcelo "El Loco" Bielsa diz ter aprendido com a derrota de ontem para o jogo de segunda-feira. Não poupou elogios ao time de Dunga e mostrou que provavelmente não será tão ofensivo no início da partida diante dos espanhóis. "Historicamente, o Brasil mostrou que está acima de qualquer comentário. Sempre é um rival temível. Esta última versão conserva todos os atributos do futebol desse país, aliado com agressividade e organização."
Autor do gol que deu mais tranquilidade ao time ontem, o meia Millar diz saber, pelo menos na teoria, como encarar o temível próximo rival. "Queremos mais. O Brasil é uma equipe complicada, pois consegue traduzir qualquer erro do adversário em gol. Mas acredito que, se jogarmos da melhor maneira, conseguiremos passar às quartas", afirmou.
Depois do alívio com a classificação, a Espanha vai encarar Portugal na próxima fase. Segundo o técnico Vicente Del Bosque, não há vantagem alguma em ter evitado a seleção brasileira. "Portugal é uma equipe que me preocupa. Quem acompanhou o jogo de hoje [ontem] viu como Portugal parou o Brasil. Não deixou jogar. É uma equipe bem composta", discursou.
A Fúria vai mais confiante para o duelo, após as recuperações de duas de suas principais estrelas. O meia Iniesta voltou ao time ontem, se movimentou bem e marcou o segundo gol. Apenas o atacante Fernando Torres, afastado há mais tempo, deixou claro ainda precisar de ritmo de jogo.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Janaína Paschoal cobra íntegra do relatório da PF sobre suposta trama golpista