Alerta para quem estará na África do Sul durante a Copa do Mundo. De acordo com estudos realizados no país sul-africano, a vuvuzela pode causar até a perda permanente de audição. Os estudos foram publicados no SA Medical Journal, da África do Sul.
O instrumento utilizado por torcedores foi testado em um estádio de 30 mil lugares que irá abrigar treinos de algumas seleções durante o Mundial. Os doutores De Wet Swanepoel e James Hall, de universidades de Pretoria e Florida, respectivamente, comandaram o teste com 11 torcedores antes e depois de uma partida pelo Campeonato Sul-Africano. Durante o jogo, quatro desses voluntários receberam vuvuzelas, enquanto sete usavam protetores. O resultado foi preocupante.
A exposição do som ultrapassou os 140 decibéis em oito dos dez participantes, com o pico máximo atingindo 144,2. A média em duas horas no estádio foi de 100,5. Swanepoel e Hall disseram que é necessária a utilização de protetores auriculares quando a exposição for maior do que 85 decibéis.
"Uma partida oficial da Copa irá hospedar cerca de 90 mil espectadores, três vezes mais do que usamos no estudo. É razoável suspeitar que a intensidade seria ainda maior".
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Lula diz a Motta e Alcolumbre que não mandará propostas ao Congresso sem consultar líderes
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião