Em seu penúltimo teste antes da Copa do Mundo da África do Sul, a seleção de Portugal mostrou maturidade e capacidade de encontrar espaços na defesa adversária e venceu Camarões por 3 a 1, em jogo que teve até expulsão de Samuel Etoo no fim do primeiro tempo. Cristiano Ronaldo, que teve atuação discreta, apareceu na hora certa, puxando o contra-ataque e dando o passe para o último gol do jogo.
Raúl Meirelles, duas vezes, e Nani marcaram para Portugal. Webó fez o gol da seleção africana. O time do treinador Carlos Queiroz ainda enfrenta Moçambique, no próximo dia oito, três dias antes da abertura do Mundial. A seleção lusa estreia no dia 15, contra a Costa do Marfim, pelo Grupo G, o mesmo do Brasil. A Coreia do Norte completa a chave. Camarões está no Grupo E, ao lado de Holanda, Dinamarca e Japão.
Primeiro gol e expulsão de Eto´o
Portugal chegou ao jogo com o objetivo de apagar a má atuação do último amistoso, contra Cabo Verde, que acabou empatado em 0 a 0. A imprensa portuguesa criticou muito o rendimento da equipe do técnico Carlos Queiroz, que chegou a pedir paciência aos torcedores.
Logos aos dois minutos, Etoo deu um susto na torcida de Camarões. O atacante sofreu uma falta e caiu no chão reclamando de dores, mas logo foi atendido e continuou em campo. Portugal começou dominando o jogo. Aos oito minutos, Paulo Ferreira aproveitou um passe de Deco e chutou cruzado, e a bola passou perto do goleiro camaronês.
A grande chance de Portugal ocorreu aos 16 minutos. A estrela portuguesa, Cristiano Ronaldo, recebeu lançamento pelo meio, chutou forte, mas o goleiro Kameni estava muito bem colocado e fez uma bela defesa.
Camarões não se encontrava em campo. Sendo dominada no meio, a equipe buscava os contra-ataques para tentar surpreender o time de Carlos Queiroz. Porém, aos 30 minutos acabou levando o primeiro gol. Simão avançou pela direita e cruzou rasteiro para Raul Meirelles completar para o fundo das redes.
O que parecia ruim para Camarões piorou após o gol. O craque do time, Samuel Etoo, que já tinha levado um cartão amarelo no jogo, cometeu falta dura em Duda e acabou sendo expulso.
Cristiano Ronaldo dá pequena contribuição
Com menos de um minuto no segundo tempo, Nani cruzou, a bola passou por todo mundo, e Raul Meirelles, de novo ele, marcou o segundo. Na verdade, não ficou definido se ele quis cruzar ou chutar, o que importa é que Portugal chegava ao segundo, mas e Camarões parecia não ter sentido o golpe.
Tentando se organizar, a seleção africana subia ao ataque sem muita organização tática. Aos sete, Choupo-Moting arriscou da entrada da área, mas Eduardo espalmou para o lado. Mbia, seis minutos depois, levou perigo na cabeçada, que passou rente à trave. Portugal respondeu logo em seguida com duas finalizações dentro da área. Mbia salvou a definição de Nani, e Cristiano Ronaldo cabeceou por cima.
Na marca de 24, Camarões conseguiu diminuir. Webó subiu mais que os zagueiros e desviou de cabeça no cantinho, após cruzamento vindo da esquerda. O jogo ficou pegado e amarrado no meio de campo. Mas foi aí que o talento de Cristiano Ronaldo falou mais alto.
Em um contra-ataque rápido, o craque abriu para Nani, que entrou bem na partida, ainda no intervalo, e ele tocou com muita categoria, por cobertura. O zagueiro ainda tentou tirar, mas não conseguiu. Era o terceiro de Portugal e o último gol antes do último teste.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast