A imprensa espanhola comemora o primeiro título mundial do país, destacando o "gol histórico" de Andrés Iniesta. O jornal Marca estampa em sua página inicial: "Iniesta nos leva ao céu". O diário considera a vitória um "sonho que se tornou realidade". O diário As resume a conquista espanhola a um único adjetivo: "Campeões!". O El País também resume em sua capa a alegria de ser a melhor seleção do planeta por pelo menos quatro anos: "Espanha, campeã do mundo".
Últimas
Os jornais alemães destacaram em suas edições a vitória sobre o Uruguai por 3 a 2 e a conquista do terceiro lugar na Copa do Mundo. A seleção alemã chegou a estar perdendo por 2 a 1, mas conseguiu a virada. "Obrigado garotos, por esta Copa do Mundo", trouxe na manchete o tradicional Bild.
Agora, a retrospectiva
Hit do trend topics (assuntos mais comentados) do Twitter durante uma semana, o "Cala boca Galvão" começou como protesto à tagarelice do narrador da Rede Globo durante o show de abertura da Copa. Foi só o começo...
"Salve os galvãos"
... Os tuíteiros nacionais criaram várias balelas para explicar aos estrangeiros o que a frase pretendia: de videoclipe de Lady Gaga até campanha institucional para salvar pássaros em extinção, chamados "galvão". No falso engajamento, proliferaram vídeos no YouTube pedindo retweets para o "Cala boca galvão", que ajudariam na preservação das aves.
Pelo mundo
A piada interna nacional rodou o mundo além do microblog. Ganhou comentários em páginas sobre tecnologia do jornal espanhol El Pais, do ianque The New York Times e a capa da revista Veja.
Internauta na Copa
A Copa foi pretexto para o internauta mostrar sua criatividade. A implicância de Dunga com a imprensa (e vice-versa) rendeu paródias com o filme Um dia de Fúria e inúmeras montagens fotográficas. Assim como o pé frio de Mick Jagger e o polvo vidente Paul ganharam sites exclusivos. Vídeos com bonecos de Lego remontaram gols marcantes e mancadas da arbitragem no Mundial.
Vuvuzeladas
Campeã virtual da Copa. O ruído irritante da corneta sul-africana virou ícone no YouTube (ao clicar, a barulheira sobrepõe-se ao som do vídeo), rádio on line. Teve quem vende-se on-line o antídoto para a as cornetadas. Tornou-se arma de video game e foi onipresente na web.