Um misto de tristeza e orgulho tomou conta da delegação uruguaia após a participação da Celeste Olímpica na Copa do Mundo da África do Sul. O abatimento veio por conta, é claro, da derrota por 3 a 2 para a Alemanha na disputa de terceiro lugar. Mas a campanha em si, que recolocou a seleção nas semifinais de um Mundial, foi muito comemorada por todos.

CARREGANDO :)

"Estamos um pouco tristes, mas todos nós uruguaios temos que ficar orgulhosos do que fizemos na Copa. Jogamos de igual para igual com uma grande potência, mas assim é o futebol, é o jogo. Claro que estamos chateados porque merecíamos mais. No entanto, fizemos um grande Mundial e voltamos a estar entre os protagonistas", avaliou o lateral Fucile.

Após a partida, o jogador do Porto lembrou toda campanha do Uruguai na Copa. Enalteceu a primeira fase, em que a Celeste empatou com a França e depois venceu África do Sul e México. Recordou a vitória sobre a Coreia do Sul nas oitavas de final, a histórica classificação sobre Gana nas quartas. E, mesmo com as derrotas, elogiou a postura uruguaia diante dos holandeses nas semifinais e dos alemães na disputa de terceiro lugar.

Publicidade

"Sem dúvida alguma todos ficarão orgulhosos da nossa trajetória. Ainda mais depois desses jogos que fizemos contra Holanda e contra Alemanha. Poderíamos, sim, ter chegado à final e ganhado a taça. Mas, repito, o futebol é assim", disse o lateral.

Para exemplificar as circunstâncias do futebol que separam vencedores de vencidos, Fucile lembrou o último lance da partida deste sábado. O jogo estava 3 a 2 para a Alemanha quando a trave impediu o terceiro gol uruguaio, após cobrança de falta de Forlán. Alguns centímetros para baixo e a história poderia ter outro fim.

"Foi o destino. Não tivemos a mesma sorte que tivemos contra Gana, mas assim é o futebol. Sempre vai acontecer essas coisas. Assim é o jogo",repetiu Fucile.