As vuvuzelas sul-africanas, muito populares entre os torcedores da Copa do Mundo na África do Sul, não são mais bem-vindas durante as sessões de treino da Holanda, pois o barulho contínuo da trombeta abafa a voz do técnico Bert van Marwijk.
A Holanda fez uma sessão de treino aberta na quarta-feira, obrigatória pelas regras da Fifa, assistida por 3 mil torcedores, principalmente holandeses e sul-africanos, muitos tocando suas vuvuzelas de plástico.
"Foi irritante e eu não conseguia fazer com que me ouvissem", disse Van Marwijk em coletiva de imprensa na sexta-feira. "Desse jeito o treinamento é inútil se eu não puder falar com meus jogadores."
As vuvuzelas se tornaram assunto de ampla discussão desde que foram exibidas para o público mundial durante a Copa das Confederações do ano passado.
"Eu as ouvi pela primeira vez durante a Copa das Confederações, mas devo dizer que me acostumei com o som depois de um tempo", acrescentou Van Marwijk.
"Neste momento não sabemos se haverá mais sessões de treino abertas, mas se treinarmos com um público então (será) sem as trombetas."
A Holanda começa a disputa na Copa do Mundo no Grupo E nesta segunda-feira contra a Dinamarca no estádio Soccer City em Johannesburgo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas