Norte-coreano caminha desolado enquanto portugueses comemoram| Foto: Jewel Samad/AFP
Entenda o esquema tático da seleção de Portugal
Veja a ficha técnica do jogo Portugal X Coreia do Norte

Portugal, que havia ficado no 0 a 0 com a Costa do Marfim na estreia, aplicou ontem a maior goleada da Copa sobre a Coreia do Norte, que começou causando dificuldades ao Brasil na derrota por 2 a 1. De­­pois de um primeiro tempo equilibrado e um único gol, o massacre na segunda etapa fechou o placar em 7 a 0.

CARREGANDO :)

O resultado elástico praticamente garantiu os portugueses nas oitavas de final. Só ficarão de fo­­ra se perderem para o Brasil e a Costa do Marfim vencer os norte-coreanos tirando uma diferença de 9 gols no saldo. O duelo de sexta-feira com os brasileiros, em Dur­­ban, va­­le o primeiro lugar do grupo.

Ontem o time do técnico Carlos Queiroz se aproveitou da postura dos asiáticos. Em vez de apenas se defender, como na primeira rodada, eles tentaram jogar de igual pa­­ra igual. Con­­seguiram, até levar o primeiro gol. Porém, abertos no segundo tempo, tiveram de buscar a bola no fundo da rede mais seis vezes. Seis jogadores diferentes de Por­­tugal marcaram: Raul Meireles, que abriu o placar, Tia­­go, duas ve­­zes, Simão, Hugo Almeida, Liéd­­son e Cristiano Ronaldo.

Publicidade

Desempenho que fez o centroavante Hugo Almeida se empolgar para o jogo contra o Brasil. "Isso prova nossa força e mostra que não estamos aqui a passeio. A partida de hoje mostrou que temos potencial para vencer o Brasil e fazer história na África do Sul", afirmou. Ele começou a partida no lugar de Liédson. Outras alterações em relação à estreia foram as entradas de Tiago, Simão e Miguel nos lugares de Deco (contundido), Danny e Paulo Ferreira.

Do outro lado, o técnico Kim Jong Hun assumiu a responsabilidade pelo desastre: "A culpa foi mi­­nha por não ter adotado a maneira correta de jogar. Nossa vontade de empatar foi tão grande após sofrermos o primeiro gol que ficamos ex­­postos", afirmou, acreditando mais no time de Dunga na decisão do primeiro lugar. "Os dois têm jogadores rápidos e vão fazer um grande jogo. Porém o Brasil possui mais qualidades", opinou.

Mesmo goleada, a Coreia do Nor­­­­te não apelou às faltas. Ter­­mi­­nou o primeiro tempo sem cometer nenhuma e terminou a partida com 3, contra 18 dos portugueses. Contando o fim da partida contra a seleção brasileira, foram 70 mi­­nutos sem nenhuma infração.