Confira as estatísticas do argentino Messi| Foto:

Para as quartas de final contra a Alemanha, às 11 horas des­­te sábado, a Argentina conta com um trunfo mais do que co­­nhecido: Lionel Messi. En­­tre todos os jogadores nesta Co­­­pa, ninguém chutou mais a gol do que o atual melhor do mundo. Mesmo assim, até agora o camisa 10 da equipe de Maradona ainda não ba­­lan­­çou a rede.

CARREGANDO :)

Juntando as quatro partidas que disputou, Messi arrematou 23 vezes, sendo que 13 foram na direção do gol. Ape­­nas Gyan, atacante de Gana, chega perto do argentino, também com 23 chutes, mas com 10 indo ao local certo. Já David Villa, da Espanha, acertou a me­­ta 12 vezes em 19 tentativas.

O detalhe curioso é que, conforme o Mundial avança, a grande esperança hermana de conquistar o tricampeonato tem chutado cada vez menos. Na estreia contra a Nigéria, fo­­ram oito vezes, quando brilhou o goleiro Enyeama. Na se­­quência foram sete conclusões contra a Coreia do Sul, cin­­co diante da Grécia e apenas três enfrentando o México.

Publicidade

Como a Argentina foi a seleção que mais arrematou (foram 75 finalizações), as tentativas frustradas não têm prejudicado Messi tanto assim. Isto se não contar o bolso do meia, co­­mo ele mesmo contou. "Perdi uma aposta que fiz com Diego [Mara­­dona] porque não fiz um gol. Agora, contra a Ale­­ma­­nha, vou para o dobro ou nada. To­­mara que aconteça nas quartas de final", afirmou o jo­­gador, após o jogo com o México.

Com certeza, dinheiro não deve ser problema para o me­­lhor do mundo. Tanto que a aposta foi perdida na mesma semana em que o técnico Ma­­ra­­dona ganhou um helicóptero, de US$ 3 milhões (R$ 5,4 mi­­­­lhões), que se especula te­­nha sido dado por Messi em ho­­­­menagem ao Dia dos Pais argentino. O meia não confirma e nem desmente.

Enquanto isto, mesmo sem marcar, o atleta segue entre os principais jogadores do Mun­­dial. No ranking dos melhores ataques, Messi é o que tem o maior número de arrancadas [o que a Fifa chama de corridas solitárias], tendo feito isto 20 vezes, empatado com o espanhol Sergio Ramos. O brasileiro Maicon está em quinto, com 18 disparadas.

Outro detalhe estatístico também cerca o melhor do mun­­­do. Enquanto muitos jo­­ga­­dores nem encostam na bo­­la, Messi é o contrário. Se em quatro jogos o meia correu cerca de 10 quilômetros sem a bo­­la, com a redonda o camisa 10 percorreu 16 quilômetros.

Passe é outra característica marcante do atleta, o 13.º maior passador do Mundial. Neste quesito, Messi se destaca nos passes curtos, onde tem 85% de aproveitamento. Na Co­­pa, apenas Sergio Busquets, da Espanha, o supera. Os dois são líderes com 87 tentativas, po­­­rém o espanhol acertou 75, uma a mais que o argentino.

Publicidade