A quinta-feira será repleta de novidades para a África do Sul. Em amistoso contra a Colômbia, às 15h30m (de Brasília), os anfitriões da Copa farão seu primeiro jogo no estádio Soccer City, que receberá a abertura e a decisão do torneio. Todos os 75 mil ingressos já foram vendidos, e os torcedores poderão matar a saudade de seus dois maiores ídolos, o meia Steven Pienaar e o atacante Benni McCarthy. Carlos Alberto Parreira adiantou que lançará ambos no segundo tempo.
Será a primeira vez que eles jogarão desde que se apresentaram à seleção, mas cada um chegará com um objetivo diferente em campo. Enquanto Pienaar só busca ritmo de jogo, pois é absoluto no time titular, McCarthy ainda precisa provar à comissão técnica que pode ir ao Mundial, mesmo tendo se apresentado acima do peso.
Parreira disse que a permanência do atacante para a Copa depende do que ele fizer nesta quinta-feira, contra a Colômbia, e na segunda que vem, contra a Guatemala. Ainda assim, rasgou elogios a McCarthy.
"Ainda não decidimos a situação dele, mas é um jogador importante. Tem muita qualidade e sobra na turma aqui na África do Sul. Ele está se empenhando nos treinos e já diminuiu um pouco o peso. Prometi a ele que o colocarei no segundo tempo contra a Colômbia e de saída contra a Guatemala. Acho que foi importante preservá-lo nos últimos jogos para que agora ele possa mostrar todo seu potencial e se garantir entre os 23 jogadores que vão à Copa", explicou o treinador.
"Soccer City é o melhor estádio do mundo"
Será também a única oportunidade de os sul-africanos jogarem no Soccer City antes da estreia na Copa, em 11 de junho, contra o México. Ele foi todo construído aproveitando apenas as estruturas do antigo estádio FNB. Por isso, embora seja novinho, traz também muitas boas recordações para os sul-africanos. Foi lá que Nelson Mandela fez seu primeiro comício após sair da prisão, em 1990, e onde os Bafana Bafana conquistaram seu título mais expressivo, a Copa Africana de Nações de 1996.
"Fiquei um pouco irritado por dois times terem jogado lá antes de nós", brincou o zagueiro Booth, sobre a final da Nedbank Cup, no último fim de semana. "Atuar no FNB sempre foi uma grande experiência e estamos ansiosos para voltar lá, agora em um dos melhores estádios do mundo", emendou.
Parreira fez coro com Booth e colocou o Soccer City acima de qualquer estádio no planeta.
"Não tenho dúvidas que o Soccer City é o melhor estádio do mundo. Disparado. E olha que eu conheço quase todos os principais da Europa, da América do Sul... Nunca vi nada igual, é moderno e tem um desing maravilhoso, sem aqueles arcos que já se tornaram lugar-comum", analisou.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião