EUA e Gana se enfrentam às 15h30, no Estádio Royal Bafokeng, em busca de uma vaga nas quartas de final. Enquanto os norte-americanos tentam comprovar sua ascensão técnica e estimular o desenvolvimento do esporte no país, os africanos se tornaram a única esperança de festa do continente que recebe pela primeira vez uma Copa do Mundo.
O poder de reação tem sido a tônica dos EUA no torneio. Os vice-campeões da Copa das Confederações 2009 saíram atrás no placar em dois jogos e lutaram até o fim contra a Argélia pelo gol que os levou à primeira colocação do grupo C. Tiraram a primeira colocação da favorita Inglaterra. "A mentalidade é que nós nunca estamos fora do jogo. Mesmo aos 46 do segundo tempo", afirma o atacante Altidore, destacando a raça do time, ganhando eco no discurso do defensor Bocanegra. "A gente se une, trabalha forte um pelo outro e deixa os egos do lado de fora. Todos jogam com o coração".
A confiança é grande. "Estamos escrevendo a história do futebol nos EUA", afirmou o técnico Bob Bradley. Os recentes bons resultados levaram os torcedores norte-americanos a comprarem cerca de 130 mil ingressos para os jogos da equipe na África e a aumentarem a audiência das transmissões.
Do outro lado, Gana também se classificou deixando uma boa impressão. O time teve bom desempenho na derrota para a Alemanha (1 a 0) que definiu os germânicos como campeões do grupo D. Se tivessem mais pontaria, teriam vencido. Agora, esperam apoio da torcida. "Estou muito triste de ver os outros africanos eliminados", falou o zagueiro Pantsil. "Estamos jogando pela África", completou Kevin Boateng.
Já o atacante Gyan, autor dos dois únicos gols de Gana, elogiou o adversário, mas conta com a vaga. "Os EUA são muito fortes, correm muito, têm bom físico. Nós temos bons jogadores e confiamos nisso".
Ao vivo
EUA x Gana, às 15h30, na RPC TV, Band, BandSports, SporTV e ESPN Brasil.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; acompanhe o Sem Rodeios
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Deixe sua opinião