Curiosidade
As duas seleções fizeram o primeiro jogo da história das Copas, em 1930, no Uruguai, com vitória francesa por 4 a 1. O retrospecto do duelo, inclusive, favorece os europeus. Em seis partidas, houve cinco vitórias dos "Bleus" e um empate por 1 a 1 no Mundial de 1966, na Inglaterra.
França e México buscam hoje a primeira vitória na Copa do Mundo, em partida no Estádio Peter Mokaba, às 15h30 (de Brasília), em Polokwane. O jogo é encarado como uma decisão pelas duas seleções, que somam apenas um ponto no grupo A da competição. O derrotado ficará com chances reduzidas de classificação para as oitavas de final ainda mais após a vitória do Uruguai, ontem, sobre a África do Sul.
Após realizar vários testes nos treinos desta semana, o técnico francês Raymond Domenech ainda não encontrou a formação ideal. No empate por 0 a 0 com os uruguaios na estreia, Anelka ficou isolado na frente e pouco produziu. Ele poderá perder a vaga na equipe para Henry. Outro que pode ir para o banco de reservas é Gourcuff, que também não agradou. Neste caso, Malouda volta ao time.
Domenech pediu respeito ao adversário, muito elogiado por ele. "Não podemos deixar que o México tenha o controle da posse de bola. Eles têm uma equipe muito boa. Quando resolvem jogar, aceleram o ritmo e ficam muito tempo com a bola, podendo desestabilizar qualquer adversário do mundo", analisou.
O zagueiro William Gallas voltou a sentir um desconforto muscular, mas não deverá ser problema para a partida. O jogador ainda não está totalmente recuperado de uma lesão na panturrilha, que quase o tirou do Mundial.
O terceiro goleiro francês Cédric Carrasso sofreu uma lesão muscular na segunda-feira e não deverá ter condições de disputar o Mundial. A Federação Francesa de Futebol solicitou à Fifa a substituição do jogador, mas teve seu pedido negado. Com a decisão, os franceses ficam apenas com Hugo Lloris e Steve Mandanda como opções para a posição.
No México, a ordem é não subestimar a seleção francesa. "Vamos enfrentar um grande rival e temos de conseguir a vitória de qualquer maneira. A partida é vital. A França é um rival forte e, mesmo que não estejam jogando no nível ao qual normalmente estão acostumados, tem jogadores que podem fazer a diferença em qualquer momento", afirmou o capitão Rafael Márquez.
Assim como Domenech, o técnico Javier Aguirre também realizará alterações em sua seleção. O atacante Carlos Vela, muito criticado na estreia contra a África do Sul, perdeu a condição de titular. O mais cotado para substituí-lo é Andrés Guardado, que entrou no segundo tempo e deu o passe para o gol de empate. O jovem Javier Hernández é a outra opção do treinador para o setor.
Ao vivo
França x México, às 15h30, na RPC TV, Band, BandSports, SporTV e ESPN Brasil.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião