Tendo prometido tanto na Copa do Mundo, a Argentina de Diego Maradona se vê de volta à estaca zero com os mesmos problemas que a atormentaram nas eliminatórias do Mundial.As quatro vitórias da seleção, tendo saído na frente em todas, esconderam fragilidades expostas na derrota por 4 x 0 para a Alemanha em partida pelas quartas de final, no sábado.
O ataque não foi capaz de salvar o time --em 13 partidas com Maradona, os argentinos jamais conseguiram virar um jogo.
Lionel Messi, jogador do ano da Fifa e aventado como possível craque do torneio, ficou mais recuado no meio campo nos cinco jogos e não chegou a brilhar como se esperava.
Um Maradona estupefato disse: "É diferente agora... acho que os jogadores costumavam jogar por si mesmos, e hoje são mais práticos, mais preocupados com o time."
"Tínhamos jogadores que carregavam o time nas costas", declarou o técnico, que conquistou praticamente sozinho o segundo título da Argentina, em 1986, no México.
No sábado, o técnico alemão Joachim Loew disse ter a resposta para as táticas do argentino.
"A Argentina é um time dividido entre a defesa e o ataque. Esse foi o segredo para controlar o meio campo, e a partir disso construir nossa vitória," declarou Loew.
Atrás no placar após três minutos, a Argentina sofreu pressão constante pelas laterais, e os zagueiros Nicolas Otamendi e Gabriel Heinze penaram para lidar com o ritmo de jogo da Alemanha.
Os gols marcados pelos talentosos atacantes argentinos na fase de grupos e nas oitavas de final contra o México também esconderam a falta de garra do meio-campo.
Maradona não soube encontrar respostas no banco, exceto para reforçar o ataque quando o time estava na frente.
O treinador volta para casa para ponderar sobre seu futuro sabendo que sua família deseja que ele continue, já que o cargo só trouxe benefícios no quesito pessoal ao ex-viciado em drogas.
Ele tem um acordo com a Federação Argentina de Futebol até o ano que vem, quando a Argentina sedia a Copa América, e disse em uma entrevista à TV pouco antes do Mundial que também tinha em mente esse torneio.
O presidente da entidade, Julio Grondona, não deve se opor a Maradona.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Moraes vota pela condenação de deputados do PL denunciados em caso de emendas